A prefeitura de Rio Claro está reconstituindo a área que separa o Córrego Olinda de moradias no Jardim Santa Maria. Chuvas no fim da semana passada destruíram, em alguns trechos do bairro, parte dessa proteção, chamada talude. O serviço está sendo feito entre as ruas 6 e 14. “É um trabalho que visa sobretudo garantir a segurança das pessoas daquelas imediações”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Do outro lado do córrego, que dá para área de proteção ambiental, no bairro Bosques de Rio Claro, a reconstituição do talude foi necessária e já finalizada. “É uma ação importante, pois para o Córrego Olinda desce a água de vários bairros das imediações, como Vila Olinda e Parque Universitário, e sem a devida proteção o risco de invasão da água aumenta”, diz o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.
Segundo o diretor municipal de Obras Públicas, Válter Godoy, o serviço envolveu ainda desassoreamento e limpeza em trechos do córrego, além da correção da faixa por onde a água corre.
As ações da prefeitura no Córrego Olinda vêm sendo feitas periodicamente. Um grande serviço de recuperação de trechos do talude já havia sido feito após danos causados por chuvas no final do ano passado.