A prefeitura de Rio Claro está lançando o cadastro municipal dos profissionais de libras e de audiodescrição. O objetivo é fazer levantamento de intérpretes, guias intérpretes, tradutores e professores de libras e libras tátil, audiodescritores e outras pessoas do município e região que trabalham com métodos de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditivas. “São profissionais de grande importância para ampliar a integração de pessoas com deficiência e por isso reforçamos a necessidade de preencherem o cadastro e nos ajudar a ter um amplo quadro desse setor em nossa cidade e nas cidades vizinhas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho.
O cadastro está no endereço eletrônico https://forms.gle/FX6tXmPhA13tksro8 desde a segunda-feira, 6 de julho, data em que se comemora cinco anos da Lei Brasileira de Inclusão. “Este cadastro é fundamental para mapearmos os profissionais, estabelecendo para o município mais um importante instrumento para acessibilidade”, comenta a Secretária de Cultura, Daniela Ferraz.
A iniciativa da prefeitura é realizada pela assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Cultura por intermédio da diretoria de Políticas Especiais. Para o assessor Paulo Meyer, “as informações pedidas no cadastro são de grande relevância para a criação de políticas públicas e para o monitoramento da acessibilidade no município”. “Estamos trabalhando em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão e criando mais um instrumento público para valorizar os profissionais da área de acessibilidade e garantir acesso às pessoas com deficiência”, acrescenta.
O cadastro fará parte de banco de dados que ficará disponível a órgãos públicos e instituições para contratação desses profissionais. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Políticas Especiais pelo telefone (19) 3522-8000. Devido à pandemia do coronavírus, o atendimento está sendo feito das 8 às 13 horas.
Foto: Divulgação