A prefeitura de Santa Gertrudes realiza campanha de conscientização e prevenção às queimadas urbanas. A iniciativa conta com cartilha de orientação à comunidade lançada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação visa evitar transtornos aos moradores, bem como contribuir com a preservação ambiental.
De acordo com a prefeitura, “o período mais crítico do ano compreende os meses entre junho a setembro, temporada com a grande incidência de incêndios no perímetro urbano, o que ocasiona uma série de problemas, tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população”.
Por isso, a campanha de conscientização. “O objetivo é sensibilizar o cidadão, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas”, explica a prefeitura.
O trabalho preventivo inclui a Defesa Civil que está atenta às queimadas. Assim, a população pode acionar o serviço ou denunciar as ocorrências por meio do telefone 199. O Corpo de Bombeiros também está alerta e atende pela linha 193.
Vale lembrar que a prática de queimadas é infração prevista na legislação ambiental (Lei nº 9.605/1998 -Lei de Crimes Ambientais). De acordo com a lei, provocar incêndio em mata ou floresta implica numa pena de prisão por dois a quatro anos e multa. Além disso, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios pode render reclusão de um a três anos e multa. Assim como causar poluição de qualquer natureza que prejudiquem a saúde humana ou morte de animais rende detenção de um a quatro anos e multa.
“A queimada urbana é uma fonte de poluição evitável e o homem é o único que pode proporcionar a conservação, preservação e o uso sustentável do planeta”, conclui a prefeitura solicitando à comunidade que ajude a cuidar do meio ambiente para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
Redação DRC / Foto: Agência Brasil