Novos espaços de lazer e revitalização de antigas áreas públicas de convivência. São dois objetivos pelos quais a prefeitura de Rio Claro vem redobrando esforços, com resultados que recebem amplo apoio da comunidade. “Estamos devolvendo à população praças e locais que durante anos ficaram sem cuidados apropriados e agora voltam a ser alternativa para momentos agradáveis às famílias e amigos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Também estamos ampliando essas possibilidades com a criação de novas áreas de lazer, com foco nas crianças e na prática de esportes para os adultos”, acrescenta Juninho, destacando a importância da ocupação saudável de espaços públicos.
O prefeito lembra que de outubro do ano passado para cá o município entregou quatro espaços família, unindo playground para os pequenos, academia ao ar livre e área de lazer. Esses locais são seguros e bem iluminados e em muitos casos transformaram trechos que eram perigosos em pontos de encontro de mães, pais, filhos, avôs e avós. Além disso, o Espaço Família entregue no mês passado no Jardim Guanabara tem brinquedo adaptado para crianças cadeirantes, fazendo do local um espaço de inclusão. Os outros três espaços famílias foram instalados pela prefeitura na Praça Dalva de Oliveira, distrito de Assistência e Jardim Inocoop. Os bairros Araucária, Mãe Preta e Cervezão também terão em breve unidades do Espaço Família.
Cartão postal de Rio Claro, o Lago Azul ganhou melhorias na primeira quinzena deste mês e agora tem cinco novos brinquedos. O parque é sinônimo de opção gratuita de diversão e agora conta com novo escorregador, uma gaiola labirinto, um play hexagonal, um foguetinho e um balanço com corrente. Em março deste ano, a prefeitura instalou um gira-gira, um balanço individual e uma casa do Tarzan com balanço e escorregador.
A praça que margeia área da antiga linha férrea na Rua 3-A, entre as avenidas 32-A e 24-A, na Vila Alemã, também recebeu ampliação da iluminação pública. Na praça localizada nas ruas 14 e 15 com a Rua Jacutinga e Avenida 52, na Vila Olinda, a estrutura de iluminação foi ampliada, permitindo mais iluminação e segurança à noite.
Outra ação certeira da prefeitura foi intensificar as parcerias com o setor privado para a recuperação de praças e equipamentos urbanos como rotatórias. O exemplo mais recente é o Jardim Público, que tem nova iluminação com lâmpadas de led, o que permitirá que o município amplie os eventos culturais no local, além dar mais segurança para os passeios à noite nessa referência do Centro Histórico rio-clarense. A iniciativa foi feita em parceria com a Rio Claro Empreendimentos Imobiliários. No bairro Santa Elisa, em parceria com a Luizzi Estofados, praça e quadra foram revitalizados e tiveram adição de banquinhos e brinquedos infantis.
Já o programa Adote uma Praça vem se mostrando outra alternativa para que, com apoio de empresas e entidades, a prefeitura tenha maior agilidade para melhorar e revitalizar praças e logradouros. É o caso da Praça São Benedito, que foi adotada pela BRK Ambiental, que providencia novo paisagismo e vai desenvolver atividades socioambientais no local; e da praça em frente ao Mercado Municipal, adotada pela Safra Indústria e Comércio de Álcool para Uso Doméstico Ltda., que recebe serviços de manutenção, limpeza e também teve o paisagismo renovado. No Adote uma Praça, o adotante recebe permissão de uso da praça onde pode instalar placa publicitária no local, respeitando a padronização definida pela prefeitura.
A valorização das praças e espaços públicos também tem importância como resgate histórico.
É o caso da Praça da Liberdade onde, na semana passada, a prefeitura plantou a nova Árvore da Liberdade, originária da que foi plantada há 130 anos como símbolo da Proclamação da República no Brasil. “Esse ato simboliza muito de nosso objetivo ao revitalizar praças e áreas públicas, que é renová-las para as próximas décadas ao mesmo tempo em que valorizamos nossas tradições”, finaliza o prefeito Juninho da Padaria.
Fotos: Divulgação