A prefeitura de Rio Claro anunciou nesta quarta-feira (7) a criação da primeira unidade básica de saúde (UBS) para atendimento de animais no município. A iniciativa é inédita na região e coloca a cidade como uma das pioneiras a oferecer mais um serviço em prol da causa animal.
O anúncio da construção da UBS para pets foi feito pelo prefeito Gustavo Perissinotto em evento na subprefeitura do Cervezão. A iniciativa atende requerimento dos vereadores Alessandro de Almeida e Serginho Carnevale.
“Essa é uma ótima notícia para a população de Rio Claro. A partir de agora vamos construir uma UBS para atendimento de animais que terá diversos serviços reunidos num só local, como castração e vacinação. Essa é a primeira UBS pet da nossa história”, comentou o prefeito Gustavo.
O vereador Serginho Carnevale informou que o atendimento gratuito será feito com base em critérios sociais definidos e/ou triados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Todos os critérios serão definidos pela secretaria para realmente atender as pessoas de baixa renda”, destacou Serginho ressaltando que essa é uma demanda antiga, desde a época em que seu pai, o radialista e ex-vereador Sérgio Carnevale, iniciou sua vida pública em 1983.
Para Alessandro Almeida, a unidade de saúde para pets é mais uma iniciativa de promoção da causa animal. “Temos Patrulha de Proteção Animal, ônibus para castração, atendimento veterinário gratuito no canil e agora a UBS Animal. Um ganho para a causa animal, para os protetores e, principalmente, para a cidade de Rio Claro”, observou.
A UBS Animal irá funcionar em prédio anexo ao Canil Municipal no Distrito Industrial. A unidade terá atendimento clínico, vacinação, microchipagem, castração e pequenos procedimentos.
De acordo com o prefeito Gustavo, a expectativa é que a unidade seja inaugurada até o final do primeiro semestre deste ano, antes do aniversário de Rio Claro, comemorado em 24 de junho. Os trâmites já estão em andamento e em breve a prefeitura lançará edital de licitação para viabilizar a obra.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação