Nessa terça-feira (11), a jovem Sabrina Silva, de 22 anos, morreu vítima de Influenza tipo B, um dos tipos de gripe. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde de Rio Claro, que destacou o resultado de exame emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. “O caso vinha sendo acompanhado pela secretaria de Saúde desde a internação, no dia 27 de maio, e já nesse dia foi feita coleta de amostras para exame”, declarou.
O sepultamento da jovem acontece nesta quarta-feira (12), às 17 horas, no Cemitério Parque das Palmeiras.
HOMENAGEM
A Associação dos Motofretes Profissionais de Rio Claro publicou nota de falecimento da jovem – que atuava como motogirl – nas redes sociais. “Sabrina estava internada com Influenza tipo B e não resistiu.
Sabrina vai deixar saudades por ser exemplo em nossa profissão, sempre fazendo da necessidade de uma entrega rápida o seu compromisso. A Associação dos Motoboys e Motogirls de Rio Claro-SP está em luto”, escreveu em sua página no Facebook.
INFLUENZA B
O pneumologista e coordenador do curso de Medicina da Faculdade Claretianas, Jair Vergínio Júnior, explicou à reportagem que gripe é sempre causada pela Influenza, que é dividida em grupos. “Os tipos A e B são os mais comuns”, destaca ao lembrar que existe cobertura vacinal para os dois tipos.
“O problema das gripes é baixa adesão da população para tomar a vacina”, esclarece ao orientar a importância da imunização.
De acordo com ele, a Influenza costuma causar o resfriado comum em cerca de 85% dos infectados. “Apenas em 15% dos casos é que é desenvolvida a síndrome gripal. Os sintomas são tosse, nariz escorrendo e febre alta. Quase os mesmos sintomas da dengue, que também é um quadro viral”, explica.
Deste grupo de 15%, o pneumologista enfatiza que aproximadamente 4% evoluem para pneumologia viral. “Eu não acompanhei o caso, mas geralmente o óbito se dá devido à pneumonia infiltrar no pulmão e agravar a situação”, finaliza.