Na última quarta-feira (18), o vereador Geraldo Voluntário (MDB), acompanhado do presidente do Instituto Memória Ferroviária (IMF), Marco Antônio Muniz, e os sócios Marcelo Diuri e Fabiano Cucolo estiveram no gabinete do prefeito Gustavo Perissinotto para a assinatura do decreto que outorga permissão de uso do prédio público da antiga Cabine de Chaves da Ferrovia ao Instituto. “Fico feliz por ter cumprido mais um compromisso que tinha com a população, pelo valor que a ferrovia tem para a cidade”, ressalta o Gustavo Perissinotto.
O local que remonta à época da Companhia Paulista de Estradas de Ferro tornou-se um importante patrimônio ferroviário da cidade. O prédio, localizado na Avenida 7, na Praça dos Ferroviários, além de continuar a ser preservado, servirá para IMF desenvolver atividades voltadas para a população, como oficinas de ferromodelismo para crianças e jovens, exposições, círculos de bate-papo sobre ferrovia, reuniões e projeção de vídeos sobre o tema.
“Este pleito é resultado de uma antiga solicitação que venho realizando junto ao executivo buscando o resgate e valorização da história e tradição ferroviária de Rio Claro e que a partir desse momento será destinada ao IMF para a realização de atividades pertinentes a preservação da memória ferroviária”, afirma o vereador Geraldo Voluntário.
Lembrando que no dia 1º de agosto, Rio Claro também foi presenteada com a chegada de duas locomotivas históricas “V8” da antiga Fepasa, que foram doados pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e três carros de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da série 1100.
O presidente do Instituto Marco Muniz destaca a importância da mais uma conquista para o IMF. “O objetivo principal é envolver a comunidade nas ações de preservação da memória ferroviária do município procurando estabelecer a relação do patrimônio imaterial com o material, além de proporcionar o sentido de pertença ao cidadão”, observou.
O IMF agradece ao vereador Geraldo Voluntário que foi o facilitador do processo e que tem colaborado e apoiado os projetos do Instituto Memória Ferroviária e ao prefeito Gustavo Perissinotto o compromisso assumido com a causa da preservação ferroviária, finaliza Muniz.
Foto: Divulgação