Na noite de sábado (20), a Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal realizaram operação em cumprimento da fase emergencial do Plano SP de combate a Covid-19. No total 14 equipes, saíram da Sede da Secretaria de Segurança no Estádio em direção aos bairros da cidade para fiscalizarem festas e eventos com aglomeração de pessoas e comércios abertos em descumprimento a fase emergencial do Plano SP.
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança foram realizadas 29 notificações em estabelecimentos funcionando de forma irregular e outros 28 foram orientados. No total, 85 locais foram inspecionados. A fiscalização também averiguou seis denúncias de festas clandestinas em chácaras, que não se confirmaram.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Rio Claro, Agnaldo Silva, informa que desde o dia seis de março o município fez 109 notificações referentes a 281 inspeções, com três autuações, sendo duas por aglomerações (uma com interdição e outra com aplicação de multa). “Também fizemos 19 orientações em supermercados nesse período”, explica.
Nos meses de janeiro e fevereiro a prefeitura fez 225 inspeções e fez seis autuações, sendo quatro com aplicação de multas. O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Otávio Balbão Junior, lembra que a colaboração de todos é essencial para que Rio Claro possa superar esse difícil momento. “Vamos continuar fiscalizando, orientando e, sempre que necessário, fazendo as autuações, pois trata-se de salvar vidas”, frisa.
Além de colaborar respeitando as normas sanitárias, a população também pode ajudar entrando em contato com as forças de segurança sempre que presenciarem situações irregulares. A Guarda Civil pode ser contatada pela linha 153 e a Polícia Militar, pela linha 190.
Balanço da Operação Toque de Restrição no estado
Balanço da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP) entre 26 de fevereiro e 20 de março o trabalho integrado das forças de segurança no Estado de São Paulo permitiu o encerramento de 619 festas clandestinas e a realização de 87,2 mil dispersões e 622 mil abordagens. Como resultado, 829 pessoas foram presas, 1.783 procurados pela Justiça capturados e 46 adolescentes apreendidos, totalizando 2.658 detidos. Também foram vistoriados mais de 1 milhão de veículos, sendo localizados 8.169, produtos de roubo e furto. Ao todo, foram apreendidas 10,8 toneladas de drogas.
Apenas no sábado (20), foram encerradas 39 festas clandestinas e realizadas 4.008 dispersões e 28,6 mil abordagens. Como resultado, 22 pessoas foram presas, 39 procurados pela justiça capturados e um adolescente apreendido, somando 62 detidos. Também foram vistoriados mais de 43 mil veículos, sendo 359 localizados. Ao todo, 114,3 quilos de drogas foram recolhidas.
Foto: Divulgação