A prefeitura de Rio Claro realizou ao longo de fevereiro ação comunitária de prevenção à gravidez na adolescência. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, por meio dos centros de referência em assistência social (Cras) em parceria com as equipes das unidades de saúde da família (USF) da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação.
O objetivo foi ampliar as informações sobre medidas preventivas e educativas que evitam a gravidez na adolescência. Foram abordados métodos contraceptivos e uma grande ênfase foi colocada no diálogo familiar, além de ter sido entregue a cartilha “Gravidez na adolescência: impactos na vida das adolescentes e jovens mulheres”.
“A gravidez não intencional na adolescência traz consequências para a vida toda, com possibilidades de prejuízos para o desenvolvimento social e econômico dos adolescentes que se tornam mães e pais precocemente”, destaca a secretária do Desenvolvimento Social, Vilma Spricigo, acrescentando que também pode haver riscos à saúde do bebê e da mulher.
Os Cras têm como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, com destaque para a função protetiva, oferecendo apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos e geração de trabalho e renda, orientações para outras políticas e, principalmente, a prevenção a situações de risco.
Foto: Divulgação