Moradores do bairro Jardim Araucária procuraram o Diário do Rio Claro para declarar alguns pontos em que reivindicam melhorias no bairro, entre eles, está a insegurança no trânsito em vias como a Rua Jacutinga e também no cruzamento da Avenida 68. Moradores relatam que acidentes são frequentes, um dos mais recentes ocorreu no domingo (5). “Tivemos mais um acidente na rua Jacutinga em frente aos prédios do Jardim Araucária, este é apenas um de muitos que já aconteceram. Eu mesma já cheguei a protocolar pedido na Mobilidade Urbana, depois que uma caminhonete veio em alta velocidade e bateu na traseira do meu carro, quando eu estava entrando no condomínio. O setor me mandou um e-mail, dizendo que não havia indícios de acidente e que a via estava em condições de uso. Mas estamos aqui e presenciamos, há sete anos sem iluminação, sem sinalização”, disse a moradora ao DRC.
A reinvindicação é de que a via que hoje é mão dupla tivesse alteração para mão única, visto o grande fluxo de veículos. “No cruzamento da Avenida 68 é um vai e vem de carro e motos de todos os lados, também já teve batidas de carros, motos e até um ônibus que pegou uma moça de bicicleta há uns anos.”
PREFEITURA
A prefeitura foi questionada pelo Diário do Rio Claro e informou que a Secretaria Municipal de Segurança tem ações programadas para ampliar a segurança no trânsito no trecho e entorno. Uma delas envolve alterações de mão de direção em parte da Rua 7, paralela à Rua Jacutinga. Outras medidas para disciplinar o tráfego na Jacutinga serão anunciadas em breve.
O setor de Mobilidade Urbana informa que o reforço e ampliação da sinalização de trânsito estão atendendo também o Jardim Araucária e a Rua Jacutinga. Na semana passada foram pintados demarcação de baia de transporte coletivo, sinal de “Pare” e toda a sinalização em frente à escola entregue recentemente naquelas proximidades.
A Secretaria Municipal de Obras esclarece que está em estudo a troca de lâmpadas naquela parte da Rua Jacutinga, com substituição das atuais de vapor de sódio (50 watts) por lâmpadas de led (150 watts), para ampliar a iluminação do trecho.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação