Diversos populares procuraram o Diário do Rio Claro questionando o funcionamento dos novos radares.
Consultado, o secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, confirmou que os equipamentos ainda estão em fase de testes. O procedimento acontece na Via Presidente Kennedy, local que não é definitivo para os equipamentos. “Os Leitores Adaptados de Placas (LAP) estão em fase de testes, que são realizados para a prefeitura verificar se os equipamentos estão funcionando de acordo com o estabelecido no edital de licitação”, afirmou a prefeitura.
Segundo o município, serão três móveis e 24 equipamentos fixos fiscalizando 48 faixas de rolamento, sendo cinco deles exclusivamente para o sistema Detecta.
Os equipamentos estão em período de testes e, após as avaliações, se estiverem em conformidade com as especificações do município, entrarão em operação em até 30 dias. A prefeitura informará a comunidade com antecedência sobre o início de funcionamento dos equipamentos.
MURALHA ELETRÔNICA
A prefeitura informou que os equipamentos eletrônicos vão ampliar a segurança na cidade e auxiliar na localização de veículos furtados ou roubados. Os Leitores Automáticos de Placas (LAP), interligados ao sistema Detecta, serão instalados em pontos estratégicos da cidade e são essenciais para que o município esteja interligado ao Detecta, sistema inteligente do governo estadual para monitoramento.
Por exemplo, assim que um veículo furtado passar pelo leitor, o sistema já receberá a informação, que chegará para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima será acionada, o que dará mais rapidez na procura e localização do veículo.
A prefeitura já tinha convênio com o governo estadual para interligação ao sistema Detecta. A partir da instalação de novos equipamentos, o município passa a contar com a estrutura necessária para o funcionamento deste serviço. Serão 24 equipamentos espalhados pela cidade.
“Além de auxiliar policiais e guardas na localização de veículos, a interligação ao sistema contribui muito para ampliar a sensação de segurança, com essa muralha eletrônica protegendo a cidade”, destaca Marco Antonio Bellagamba, secretário municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do sistema Detecta. “Em assaltos ou sequestros, por exemplo, se houver identificação da placa do veículo usado no crime, ela será inserida no sistema e, quando este veículo passar por um equipamento de LAP, a polícia e a Guarda Civil receberão a informação em poucos segundos”, explica Bellagamba.
Detecta
O sistema Detecta é uma ferramenta do governo estadual que integra informações dos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), entre outros.