Recentemente, a reclamação de uma avó gerou comoção nas redes sociais. Segundo o relato, o neto, de apenas cinco anos, precisava de atendimento odontológico e não teria recebido porque a cadeira do consultório estava quebrada. No mesmo dia, o menino foi atendido em outra unidade e encaminhado para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas.
Em nota, a prefeitura confirmou que o paciente recebeu atendimento de urgência na sexta-feira (31) e esclareceu que a cadeira da unidade no Terra Nova foi consertada. “A Fundação de Saúde esclarece que a informação de que a cadeira está quebrada há muito tempo não procede. A cadeira quebrou na tarde de quinta-feira, dia 30 de maio, já foi consertada na manhã de terça (4) e está em uso no consultório da unidade de saúde.
O problema foi causado por oscilação na rede de energia, o que ocasionou a queima do transformador e da fiação elétrica, afetando a cadeira”, explicou o comunicado.
De acordo com a prefeitura, os serviços acontecem de forma positiva nos Centros de Especialidades Odontológicas com mais de 17 mil pessoas atendidas no ano passado.
O município conta com três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) tipos I, II e III. Desde abril deste ano, as três unidades funcionam em prédio único na Rua 7, 1.687, entre as avenidas 12 e 14, no bairro Santa Cruz.
O espaço conta com consultórios modernos, laboratório de próteses e equipamentos novos, além de elevador com acessibilidade para pessoas com deficiência. O CEO atende, em média, 70 pessoas por dia, tendo ampliado o atendimento em 40% nos últimos dois anos.
O acesso ao serviço é realizado através de encaminhamentos feitos pelas unidades municipais de saúde e também de municípios da microrregião de Rio Claro. Além disso, o CEO atende casos de patologia para prevenção e diagnóstico de câncer bucal. Nesse caso, os encaminhamentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS) ou rede privada, já que o município é referência na região para esse tipo de atendimento.
Todas as pessoas podem ser atendidas no CEO, sem limite de idade, basta apenas apresentar o encaminhamento. Crianças menores de quatro anos não precisam de encaminhamento. Basta os pais fazerem o agendamento no CEO.
Os Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa Brasil Sorridente, que leva atendimento dentário gratuito à população. O CEO unificado de Rio Claro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, sem intervalo para o almoço.
A prefeitura informou ainda que possui consultórios odontológicos em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto na unidade do Santa Elisa.