A prefeitura de Rio Claro vai contratar nova empresa para operar os ecopontos e realizar a coleta seletiva no município. O aviso de licitação foi publicado na quarta-feira (12) no Diário Oficial do Município. O edital estará disponível a partir desta segunda-feira (17) nos sites www.comprasbr.com.br e licitacao.rioclaro.sp.gov.br.
O aviso publicado informa que será contratado “serviço de construção, operação e manutenção dos ecopontos municipais, coleta de materiais volumosos, e coleta e transporte dos resíduos sólidos recicláveis – coleta seletiva”. De acordo com o aviso publicado, a sessão pública do pregão eletrônico será realizada no próximo dia 28 nos sites citados acima, a partir das 9 horas.
A última licitação para os serviços foi realizada em 2018 tendo como vencedora a empresa Estre Cavo Serviços e Saneamento. Porém, a empresa rescindiu o contrato em 2019 quando o serviço passou a ser realizado pela Conspavi Comércio de Locação de Máquinas Ltda. Na época, a contratação foi feita em caráter emergencial e sem licitação, por um valor de R$ 345 mil por mês.
O município de Rio Claro tem oito ecopontos em funcionamento nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo, além dos distritos de Ajapi e Assistência. Nessas unidades podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores, entulhos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões, pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha.
Já a coleta seletiva atende todos os bairros do município em dias alternados. O cronograma do serviço pode ser consultado no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). O material recolhido é destinado à Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro) e à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Tempo, que separam e processam os resíduos recicláveis para comercialização.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura