A prefeitura está ativando mais um equipamento do setor cultural do município. A partir de segunda-feira (1) o estúdio público instalado no Centro Cultural Roberto Palmari poderá ser usado gratuitamente para a produção dos artistas da cidade. A utilização do espaço seguirá todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Os agendamentos são feitos online pelo endereço https://forms.gle/PuMUtt1o7RYQsDV38
“Mesmo com a pandemia é preciso estimular a produção artística e utilizar toda a estrutura disponível sem colocar em risco a saúde da população”, comenta o secretário municipal de Cultura, Professor Dalberto, lembrando que nesta semana, seguindo todas as medidas de segurança, o município reabriu as bibliotecas do Cervezão e do CEU Mãe Preta que estavam fechadas desde o início do ano passado devido ao novo coronavírus.
O estúdio conta com tratamento acústico, ar condicionado e equipamentos de alta qualidade como microfones Shure e AKG, bateria Mapex, amplificadores Randall e Marshall, compressores DBX e conversores digitais Presonus. Possui capacidade de gravar simultaneamente até 16 canais, suficientes para registrar separadamente peças de bateria ou percussão usando o software de gravação DAW (Digital Audio Workstation) Reaper. Com isso, é possível obter resultados profissionais.
O estúdio do Centro Cultural permite pré-produção (definição dos instrumentos que serão gravados, tipos de microfones, sequência de gravação), captação (gravação de guias, instrumentos, vozes, coros), edição (limpeza de ruídos, cortes, ajuste de volume), mixagem (equilíbrio dos instrumentos e vozes, equalização, colocação de efeitos, agrupamento de todos os canais gravados em apenas dois canais) e masterização (finalização em padrão compatível com CD, Spotify, Deezer, YouTube).
O Centro Cultural “Roberto Palmari” fica na Rua 2, 2880, Vila Operária, anexo ao Lago Azul. O estúdio público municipal, inaugurado em junho de 2016 e batizado “Maestro Rogério Rossini”, integra o Centro da Memória da Imagem e do Som “Fábio Nori Chiossi”.
Foto: Divulgação