A pequena cidade no interior paulista é conhecida por ser acolhedora e também muito festiva. As tradicionais comemorações, principalmente no mês de aniversário, atraíam um enorme público de toda a região, mas neste ano precisou ser diferente, será atípica, sem shows, sem multidões, tudo seguindo as regras que o momento de pandemia necessita. Santa Gertrudes completa 72 anos de emancipação político-administrativa neste domingo (16) e uma forma de comemoração é relembrar boas lembranças. “Minha família é tradicional em Rio Claro e Santa Gertrudes. Meu pai tem uma propriedade rural em Santa Gertrudes, quando eu tinha 12 anos viemos morar para cá, as lembranças são da minha infância e até hoje tenho vínculo com o sítio onde posso desfrutar momentos com meu pai”, destacou o prefeito de Santa Gertrudes Rogério Pascon (PTB) em entrevista ao Diário do Rio Claro. “Como em todos os anos, teríamos as comemorações do aniversário, a cultura ficou bem prejudicada, mas outros anos vêm e outras comemorações também, porque o foco é na saúde”, ressalta.
Rogério Pascon, de 53 anos, faz parte de uma galeria pequena de prefeitos de Santa Gertrudes, é o nono a ocupar o cargo por dois mandatos e segue na reta final fazendo uso da cadeira no Executivo e com um grande desafio. “O desafio de todas as cidades é conter o coronavírus. Mas em 7 anos conseguimos construir quatro unidades de saúde, antes o município tinha apenas uma, o que tem ajudado o hospital a ficar mais livre. A atenção básica tem sido feita com todo cuidado. As unidades estão dando um grande suporte contra a Covid. Neste momento, não é só governo, pois a população também deve estar consciente e se prevenir”, salienta.
A cidade de Santa Gertrudes até ontem (15) estava com 700 casos de Covid- 19 e 10 mortes registradas pela doença. O município realizou 6 mil testes na população, Pascon avalia uma das alternativas que tem contribuído. “Efeito que deu certo, foi no centro da cidade onde instalamos os lavatórios, esses pontos para higienização dos populares é uma ótima contribuição para prevenção”, disse.
Sobre o ano letivo das escolas municipais, o prefeito já adiantou que muito provavelmente a volta às salas não deve ocorrer ainda neste ano. Uma pesquisa feita com os responsáveis para opinarem sobre o assunto está em andamento. “Lançamos enquete para os pais e responsáveis dos alunos perguntando sobre as aulas presenciais e se levariam os filhos. Ainda não acabou, porém 95% apontam que não sentem segurança e não mandariam as crianças para as escolas. Estamos enviando o trabalho para fazerem em casa. Até o final de agosto vamos definir, mas as aulas presenciais provavelmente não voltam. Digo novamente, o foco é a saúde neste momento”, observa.
A rede municipal de ensino de Santa Gertrudes conta com 4.500 alunos. Durante a pandemia, a merenda escolar tem sido entregue por meio de marmitex, são duas mil marmitas por dia, para aqueles que efetuam o cadastro para a retirada. “Optamos por fornecer desta forma porque assim a probabilidade da criança se alimentar é bem maior. O responsável pelo aluno faz o cadastro, ganha o ticket para a semana toda e assina, depois faz a retirada. A comida pronta é quase 100% certo de que alguém da cidade vai se alimentar. É a própria empresa da merenda escolar que prepara as refeições”, explica.
Sobre o último ano de mandato, o prefeito reafirmou que deixará as contas em dia. “Vamos deixar em ordem, sem resto a pagar. Conseguimos o equilíbrio financeiro, gastando menos do que arrecadamos, disciplinando as coisas, acompanhando as licitações de perto com um time bom cuidando das licitações, das finanças. A arrecadação do município é de 110 milhões ao ano. Esse ano caiu muito, levamos um susto, mas agora está recuperando”, avalia.
Ao longo de 2020, segundo o prefeito, obras vêm sendo realizadas e algumas delas com previsão de entrega para setembro. “Já tinha planejado algumas obras para o município, uma delas foi a reforma do Parque Ruy Raphael da Rocha, Clube do Vovô que foi reformado, estamos fazendo o recapeamento em cinco bairros que são os três Jequitibás, o Jardim Luciana e Jardim D’Itália que também vai receber. A reforma no hospital sai no mês de setembro. Fizemos a reforma de quadra esportiva no Parque Jequitibás e está programada para o final do ano a reforma da quadra poliesportiva do Jardim Luciana. Fizemos obras para segurança dos pedestres que utilizam o Pontilhão Rui de Almeida. O Campo Mineirão foi concluído, mas devido ao momento, os jogos no local devem começar no final de setembro. O bairro Jardim Paulista está recebendo galerias de águas pluviais, em 20 dias as obras devem ser concluídas”, aponta.
Já na área da saúde, um dos sonhos era o de que as crianças pudessem nascer na cidade, mas os partos ainda não são realizados em Santa Gertrudes. “De todas as coisas que assumimos, infelizmente, esta ainda não foi possível, estava tudo bem adiantado, temos estrutura, inclusive reformamos a sala de ultrassom. Estávamos vendo um convênio com um hospital particular de Rio Claro que iria gerenciar esta questão em Santa Gertrudes, mas entrou a pandemia e tudo mudou. Estrutura tem, faltava apenas a parceria, o próximo prefeito tem tudo para fazer”, lamenta.
Por outro lado, destaca outras conquistas. “Com sobras financeiras das Unidades de Saúde que construímos, lutamos para que os recursos fossem revertidos para o município e em janeiro, compramos dois respiradores mesmo sem saber que aconteceria tudo isso da pandemia. Juntamos recursos que sobraram das licitações e compramos também três veículos e camas novas. O setor pediu para montar uma semi UTI e hoje temos. Ou seja, unificamos os valores das sobras e conseguimos comprar os equipamentos permanentes”, destaca.
Sobre o ano eleitoral, destaca: “Setembro tem convenção, não vou participar como candidato, mas estarei ativamente acompanhando”, menciona Pascon, que segue otimista com a retomada da economia. “Eu parabenizo toda a população de Santa Gertrudes por mais um aniversário, a cidade está progredindo. A indústria local está a todo vapor mostrando que o ramo cerâmico é um dos que reage rápido e vai ajudar o país a se desenvolver e se reerguer neste momento”, finaliza.
Foto: Divulgação