A prefeitura de Rio Claro irá realizar testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em 740 funcionários que atuam na Santa Casa de Misericórdia da cidade. A medida visa conter a transmissão do novo coronavírus no município, especialmente entre os profissionais que atuam na linha de frente de atendimentos.
“É uma atenção que estamos dedicando a estes profissionais que cuidam da saúde de outras pessoas e para isso também precisam estar bem”, observa o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que esse é um investimento do município para cuidar da saúde desses profissionais e também da população. “Identificar eventuais casos positivos impede que haja transmissão no ambiente de trabalho e para as pessoas atendidas”, frisa o prefeito Juninho.
Os testes utilizados compõem o lote de 14 mil de que o município já dispõe, sendo que 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal.
“Os servidores da rede municipal de saúde já realizaram os testes, que estão atendendo também profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e, agora, da Santa Casa, a partir de iniciativa do governo municipal”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
A expectativa é de que os testes sejam feitos em 740 funcionários que trabalham no hospital, incluindo os profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos, entre eles médicos e equipe de enfermagem. A coleta do material para testagem será feita na Santa Casa e depois o material será encaminhado para análise no Laboratório Municipal. Rio Claro já realizou exames em servidores da segurança, funerária municipal, cemitério municipal e população em situação de rua. Ao todo já foram mais de 2.300 testes rápidos realizados. “Acompanhar o quadro de saúde dessas pessoas é parte fundamental da estratégia que o município coloca em ação para conter o novo coronavírus”, finaliza o prefeito Juninho.
Fotos: Divulgação