O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou nesta quinta-feira (5) ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o pedido do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) pleiteando doação ou cessão de uso do prédio que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado. Agora, a carta de intenções será encaminhada ao secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva.
“Recebemos a carta de intenções do Senac na quarta-feira e rapidamente agendamos, em caráter de urgência, audiência com Vinholi para tratar do assunto”, explica o prefeito Juninho, informando que o pedido foi bem recebido pelo secretário. “O governo estadual tem se mostrado receptivo às demandas de Rio Claro e esperamos resultado positivo para mais esse pleito do município”, acrescenta Juninho. Também esteve presente na reunião em São Paulo o vereador Geraldo Voluntário, que participou da articulação que culminou no interesse do Senac no prédio.
Na carta de intenções o Senac manifesta objetivo de investir R$ 10 milhões na reforma do prédio para viabilizar a transferência da instituição para o imóvel. A mudança representa ampliação de 300% nos atendimentos do Senac em Rio Claro, que hoje tem 500 alunos e passaria a atender mais de 2.000 alunos semanalmente. Além disso, a expectativa do Senac é de dobrar o número de funcionários da instituição na cidade.
O prédio que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado fica na Rua 1, esquina da Avenida 18. O imóvel foi construído em 1919 e tombado em 2010 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).