Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Gustavo acompanhou as obras de melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA 1). A autarquia está revitalizando o corredor das mesas de comandos dos filtros da ETA 1, além de reformar a parte administrativa da Estação de Tratamento de Água, para melhor acomodar os funcionários.
“Construída em 1949, a ETA 1 necessita de reparos e esta é uma importante melhoria que está sendo feita para criar condições mais favoráveis de trabalho aos servidores que exercem uma das mais importantes funções na cidade, que é levar água de qualidade para todo o município”, ressalta o prefeito.
Estão sendo trocadas as oito janelas, além da construção de novos pontos de acesso para a parte do tratamento de água. Também está sendo feita a troca de telhas para sanar problemas de infiltração no local e adequações do refeitório e vestiário. E onde era feita a diluição de cal hidratada e estoque deste produto, passará a abrigar a parte administrativa da ETA 1.
“Todas essas adequações e melhorias estão sendo possíveis de realizar devido a troca de produtos químicos que implantamos nesta gestão, além de proporcionar melhor qualidade no tratamento da água”, enfatiza o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Antes, eram utilizados cloreto férrico e cal hidratada. Desde dezembro de 2021, o Daae utiliza apenas o coagulante Cloreto de Polialumínio (PAC). O complemento continua sendo feito com cloro e flúor.
A ETA 1 está localizada no bairro Cidade Nova e é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2, que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi.
Foto: Divulgação