Em live realizada nessa quinta-feira (4), o prefeito Gustavo Perissinotto explicou que Rio Claro deve seguir os critérios determinados pelo governo estadual, acerca do Plano SP. O prefeito alertou que muitas cidades tentaram reverter as decisões em outras oportunidades e não conseguiram. “É possível adotar regras mais severas, porém liberar o funcionamento não é possível, conforme a legislação”, alertou Perissinotto.
O prefeito, que realizou a live acompanhado da médica infectologista Suzi Berbert, diretora municipal de Vigilância em Saúde, ressaltou que a situação do município demanda atenção e muito cuidado, lembrando o aumento no número de casos nos últimos dias.
Suzi Berbert destacou estudo apresentado pela Comissão Executiva Anticovid da Unesp Rio Claro, no qual mostra forte aceleração da pandemia em apenas oito dias, quando o número médio de novos casos por dia saltou de 19 para 64.
Segundo a médica, o número de reprodução da epidemia (Rt), que representa a gravidade da transmissão do vírus passou de 0,51 em 13 de fevereiro, para 2,07 em 02 de março. Isso significa que em 13 de fevereiro cada 100 pessoas infectadas transmitia o vírus para outras 51, enquanto em 02 de março a transmissão de cada 100 pessoas ocorre para outras 207, mostrando que a infecção está em amplo crescimento.
O Rt é considerado um indicador da eficácia de medidas de prevenção para a transmissão do vírus. No caso do Sars-Cov2, considera-se que, sem qualquer medida de proteção, o Rt será de 2,3 a 2,7. Portanto, nas condições atuais, pode-se inferir que as medidas preventivas como distanciamento social, higienização e uso de máscaras são praticamente inexistentes, ou muito pouco eficazes.
FASE VERMELHA
O Governador João Doria confirmou nessa quarta-feira (3) que todos os 645 municípios do estado regridem para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6). A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.
A fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.
Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.
Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação