Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (12), no paço municipal, o prefeito Gustavo e vereadores da Câmara Municipal definiram uma série de ações de segurança para as escolas de Rio Claro. “Vamos fazer um trabalho conjunto com as forças de segurança para restabelecer a tranquilidade no ambiente escolar e também àquelas famílias que passam por este momento conturbado em razão dos episódios e boatos relativos à violência em escolas”, afirma o prefeito Gustavo.
Da reunião participaram o delegado seccional Paulo Hadich, o delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Alexandre Socolovski, e o capitão Thiago Adolfo Facchini, da Polícia Militar.
Na terça-feira (11), a prefeitura anunciou que os 65 prédios das escolas públicas municipais agora contam com novo sistema de segurança, que inclui mais de 800 câmeras de monitoramento, alarme e “botão de pânico” para ser acionado em situações de emergência. O sistema de segurança nas escolas municipais também terá o acréscimo do dispositivo de reconhecimento facial, conforme definido na reunião desta quarta-feira.
As escolas estaduais estarão interligadas à central da Guarda Civil Municipal. Outro trabalho em parceria é o monitoramento de redes sociais que já vem sendo feito pela Polícia Civil e pelo serviço reservado da Polícia Militar. A polícia civil irá disponibilizar um número de WhatsApp aos diretores e responsáveis das escolas para que eles possam acionar a polícia de forma rápida a partir de qualquer atitude anormal no ambiente familiar ou escolar.
Os pais e responsáveis também serão chamados a colaborar no processo de segurança com medidas preventivas que envolvem, por exemplo, o controle do uso das redes sociais por seus filhos.
O prefeito Gustavo solicitou à Secretaria Municipal de Justiça que faça a atualização de decreto para o pleno funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que envolve todas as forças de segurança do município e representantes da administração municipal. O prefeito Gustavo pediu ainda que a Secretaria Municipal de Segurança dê ênfase à atuação da Patrulha Escolar, que deverá ser intensificada no trabalho em parceria com a Ronda Escolar da Polícia Militar, que já foi ampliada.
O prefeito solicitou à Secretaria Municipal da Educação que providencie a contratação de equipes para ampliar a segurança nas escolas enquanto a atual situação não for superada.
A Câmara Municipal esteve na reunião representada pelos vereadores José Pereira dos Santos, Val Demarchi, Carol Gomes, Geraldo Voluntário, Serginho Carnevale, Vagner Baumgarten, Paulo Guedes, Hernani Leonhardt, Rafael Andreeta, Sivaldo Faísca, Adriano La Torre, Alessandro Almeida, Moisés Marques e Diego Gonzales. Os secretários municipais Rogério Guedes (da Segurança) e Valéria Velis (da Educação) também participaram, bem como Otávio Balbão, que é delegado de polícia aposentado e chefe de gabinete do prefeito.
Foto: Divulgação