O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) e a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme (MDB) foram empossados nos cargos na última quarta-feira (1º) para o mandato que vai de 2025 a 2028. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal e na qual também foram empossados os 19 vereadores.
O prefeito Gustavo iniciou seu discurso destacando a “honra pela oportunidade” de ser reconduzido ao cargo. Agradeceu a Deus, sua família, presidentes de partidos, entidades e todos que colaboraram nesse processo, assim como o apoio da Câmara Municipal na aprovação dos projetos.
Gustavo também falou sobre a responsabilidade inerente ao cargo de prefeito. “Quem acompanha a vida pública sabe que é grande a responsabilidade de comandar uma cidade com mais de 200 mil habitantes, mais de seis mil servidores e tantas demandas a serem atendidas. Não fossem o apoio, o trabalho, o conhecimento e a colaboração do funcionalismo municipal e de nossa brilhante equipe de governo, realmente essa tarefa seria muito mais difícil, e talvez impossível. Nesse trabalho coletivo, assim como nas competições esportivas, não existe vitória de um só personagem, e as realizações são conquistas de todos, e todos nós somos protagonistas. Como rio-clarense me sinto gratificado de estar no comando administrativo de Rio Claro e colocar em prática sonhos e projetos há muito sonhados”.
O prefeito destacou as conquistas e realizações de seu primeiro mandato, e assegurou que muito mais será realizado. De acordo com ele, Rio Claro terá de volta o protagonismo regional. “Em quatro anos muito foi feito e, nesses próximos quatro, muito mais faremos. Estamos colocando Rio Claro no século XXI, estamos devolvendo a Rio Claro o protagonismo regional, preparando a cidade para ser uma potência na região metropolitano de Piracicaba. Em nossa primeira gestão construímos o primeiro hospital público municipal. Implantamos serviços de saúde, entregamos oito escolas, criamos o maior programa de zeladoria da história da cidade, cuidamos das pessoas que mais precisavam, criamos o primeiro centro de saúde animal, e ampliamos o apoio ao esporte a cultura”, disse.
O prefeito frisou que em seu segundo mandato, iniciado oficialmente na quarta-feira (1º), irá respeitar os mais de 56 mil votos que recebeu nas urnas, porém irá governar para todos os rio-clarenses, sem distinção. O chefe do Executivo anunciou a sua meta de tornar Rio Claro mais inclusiva e transformar o município no Vale do Silício caipira.
“Sonhamos fazer de Rio Claro a cidade mais inclusiva do Brasil, vamos enfrentar os efeitos da crise climática com obras antienchentes, vamos ampliar a zeladoria e transformar o município no Vale do Silício caipira com a chegada de duas universidades públicas voltadas a profissionais da alta tecnologia. Algumas providências já foram tomadas, temos a Fatec construída e o Instituto Federação de Educação em construção. Vamos anunciar em breve o novo aeroporto regional e novos investimentos industriais”.
Gustavo falou de metas e planos para o futuro, como a criação do segundo distrito industrial, a construção da ETA 3 que, segundo ele, tem área definida e projeto pronto. Além disso, projetou novos investimentos nas áreas de saúde e educação e construção de novas unidades. Também prometeu realizar grandes obras de drenagem como o desassoreamento do Lago Azul.
“Sem dúvida um trabalho árduo que nos apresentará grandes desafios. Estamos confiantes, vejo nesse novo ciclo ótimas expectativas. As parcerias com os governos estadual e federal, a parceria com a Câmara de Vereadores, a colaboração da comunidade, e o amor de todos por Rio Claro farão com que ótimas realizações e conquistas se consolidem nos próximos anos”, concluiu Gustavo lembrando que daqui a dois anos terá a honra de comemorar, como prefeito, o bicentenário de Rio Claro.
Vice-prefeita
A vice-prefeita Maria do Carmo teceu elogios ao prefeito, ressaltando “seu orgulho de ter sido eleita ao seu lado”, além de agradecer pela oportunidade. Conforme ela, como vereadora, todas vezes que precisou de apoio e orientação teve o respaldo de Gustavo que foi secretário municipal de Negócios Jurídicos na gestão do ex-prefeito Du Altimari.
Maria do Carmo também agradeceu o apoio do irmão Sérgio Guilherme, que segundo ela foi vereador e presidente da Câmara sema jamais trair ninguém. “Ele sempre quis chegar a ser prefeito ou vice, e eu sei o quanto ele gostaria de estar ao meu lado ou nesse lugar, mas saiba que jamais vou desonrar o nosso sobrenome”, disse ao irmão, e reafirmou esse compromisso de honra ao prefeito Gustavo. “Jamais vou desonrar estar ao seu lado”, frisou a vice-prefeita agradecendo a todos os vereadores e presidentes de partidos que ajudaram a construir eu nome para ocupar o cargo.
Após a cerimônia na Câmara Municipal, o prefeito Gustavo e a vice Maria do Carmo assinaram o termo de posse para o novo mandato (2025-2028) em solenidade realizada no salão de audiências do paço municipal.
Por Ednéia Silva / Fotos: Divulgação