Em entrevista ao Centenário o prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez (Democratas), e seu vice, João Altarugio (PPS), fizeram balanço da administração.
Com orçamento de R$ 24 milhões, Martinez afirmou que as contas estão pagas, mas que muitos desafios para o próximo ano ainda estão por vir. “Estamos satisfeitos por honrar os compromissos. Saúde, educação e folha de pagamentos estão em dia”, enfatizou o prefeito.
Martinez destacou o trabalho de Altarugio, que realizou força-tarefa no intuito de montar uma sala municipal de fisioterapia. “Todos os equipamentos foram fruto de doação. Como Corumbataí não tem muitas empresas foi um feito e tanto”, destacou.
Para o prefeito, a administração avançou na medida do possível. “Tem muita coisa que evoluímos”, disse.
Questionado se houve queda na arrecadação, foi enfático: “a arrecadação talvez não tenha caído, mas as obrigações aumentaram”. Ele se refere aos investimentos na Saúde, que chegaram a 28% do orçamento de 2018.
SAÚDE
Ao todo são 10 veículos quase todos novos que transportam pacientes para realização de exames na região. “Quando eu era vereador, lá atrás, o investimento em saúde era de 21%, 22%”, disse Martinez. Altarugio arrematou: “Hoje não falta remédio na rede pública”, disse.
Também foi zerado o número de cirurgias atrasadas. “Temos só os novos pedidos”, acrescentou.
EDUCAÇÃO
Outra conquista da administração foi a instituição da escola em ensino integral. De acordo com Martinez, a prefeitura já iniciou os investimento e atualmente cerca de 60 alunos já estão na modalidade. “Ano que vem a intenção é triplicar esse número”, projeta.
Ele conta ainda que já está com outra escola de período integral deferida pelo FNDE. “Estamos aguardando que o novo presidente mantenha essa posição”, frisa.
OBRAS
Martinez e Altarugio afirmaram que desde que assumiram o Executivo, nove pontes na região rural foram totalmente reconstruídas. “As pontes não estavam em condições e agoram são transitáveis”, afirmam.
Eles anunciaram ainda que os bairros Jardim Colina, Laranjeiras e parte do Olívio Mina serão pavimentados no próximo ano.
Para atender os alunos do curso de natação da prefeeitura, que somam cerca de 300 participantes, prefeito e vice planejam a construção de uma nova piscina adequada. “Queremos fazer uma piscina adequada para a atividade, uma piscina grande”, esclarece Martinez.
Por fim, eles enfatizaram a revitalização da praça central, um dos cartões postais do município, que deve ter início nos primeiros meses de 2019.
VICINAL
Em parceria com o deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas), o prefeito afirmou que o problema da vicinal que liga Rio Claro a Corumbataí pode estar perto do fim. “A ideia é deixar para o Estado, já que o município não possui recursos para isso. Passam milhares de caminhões no local. É um desvio do pedágio que tem prejudicado a cidade”, enfatizou.