O prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. “Vamos levantar as principais demandas de nossos municípios e analisar como resolvê-las conjuntamente”, afirmou Gustavo logo após eleito em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, na manhã de quinta-feira (20).
O novo presidente do conselho apontou a escassez hídrica e os problemas de mobilidade urbana como dois temas que merecem atenção dos municípios da Região Metropolitana de Piracicaba. “Os congestionamentos na capital e em outros municípios deverão colocar nossa região como nova opção para investimentos no estado de São Paulo”, afirmou Gustavo.
Já o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, ressaltou a importância das parcerias para vencer as dificuldades. “A gente enfrenta os problemas e as desigualdades estudando as cidades, estudando as funções públicas de interesse comum, aquelas que a gente tem que atuar junto com os municípios, em parceria, fazendo com que a junção dos recursos municipais e estaduais não seja apenas uma soma aritmética e sim uma soma geométrica, que dois mais dois seja seis, oito, beneficiando a população”, disse Police frisando que o sistema de informações municipais metropolitanas lançado no encontro vai facilitar a tomada de decisão.
O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, foi eleito vice-presidente do conselho, que terá o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, na secretaria executiva. A prefeita de Iracemápolis, Nelitta Franceschini, foi eleita coordenadora das câmaras técnicas.
A Região Metropolitana de Piracicaba, instituída pela Lei Complementar Estadual nº 1.360/2021, é composta por 24 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Também compuseram a mesa na reunião em Rio Claro o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, José Afonso Baldissera; a promotora de Justiça do Gaema, Alexandra Faccioli Martins; o promotor de Justiça do Gaema, Ivan Carneiro Castanheiro; o deputado estadual Alex Madureira; o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta; e a prefeita de Iracemápolis, Nelitta Franceschini.
Os vereadores de Rio Claro Serginho Carnevale, Adriano La Torre e Julinho Lopes, e a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme também participaram do evento.

Foto: Divulgação