Durante reunião nessa sexta-feira (5) com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, conseguiu apoio do governo estadual que garante a realização, em Rio Claro, da Black June.
Considerada a maior festa da comunidade negra no interior paulista, a Black June corria o risco de não ser realizada no ano em que completa dez anos de história em razão da falta de apoio do governo estadual. “Desde o primeiro momento, a prefeitura já tinha nos garantido apoio, mas sem a participação estadual não seria possível fazer o evento”, afirma Davi Betanho Romualdo, membro da Família Bronx, organizadora do evento.
A 10ª edição da Black June deveria ter sido realizada no mês passado, conforme prevê o calendário do município e o calendário turístico do Estado de São Paulo. “Agora, os organizadores podem dar sequência aos preparativos e marcar a data da festa”, afirma o prefeito Juninho, acrescentando que “pela importância que tem para a cultura da região, este evento tem que ser realizado sempre”.
Com a participação do governo estadual, a Black June novamente terá dois destaques musicais, um no sábado e outro no domingo. Por intermédio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, a prefeitura já tinha confirmado apoio ao evento deste ano providenciando tenda, sanitários, palco, sistema de som e uma atração musical para show.
Na terça-feira (2), Davi se reuniu com o prefeito Juninho e os secretários municipais Ronald Penteado (Turismo) e Daniela Ferraz (Cultura), quando confirmou que a festa ainda não tinha sido realizada em razão de não terem recebido recursos estaduais. “Atendendo pedido do prefeito Juninho, o governo estadual, com a Secretaria da Cultura, também vai apoiar este importante evento”, anunciou o secretário estadual Marco Vinholi.