A última sessão da Câmara de Rio Claro foi marcada por uma reação do grupo ligado ao governo João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), ao contrário das sessões anteriores em que a base aliada estava dispersa e passiva em relação aos ataques da oposição contra a administração.
Os vereadores Seron do Proerd (Democratas), Geraldo Voluntário (Democratas), Julinho Lopes (Progressistas), Irander Augusto (PRB) e Adriano La Torre (Progressistas) utilizaram a tribuna e destacaram os projetos e realizações da atual administração.
“Não estou aqui para proteger político nenhum. Se você não concorda com o que o Executivo tem feito, faça uma representação, leve até o Ministério Público. Quantos desses que ficam fazendo barulho e alarde trouxeram barulho e projetos efetivos para a cidade?”, questiona ao provocar que são “aquelas galinhas que ficam cacarejando e não botam ovos”, provocou o democrata Seron.
O democrata se referia às diversas críticas de outros parlamentares em relação à sua votação no pedido de investigação do prefeito e as atuações do Executivo.
UNIÃO
Por telefone, o prefeito Juninho destacou ao Centenário a união do grupo aliado. “Foi uma sessão de informações que chegaram a contento aos vereadores. Entendemos que nossos vereadores precisavam de informações”, esclareceu.
Vale reforçar que antes da votação dos dois pedidos para investigar o democrata, os parlamentares da base aliada estavam dispersos. Nos bastidores, comenta-se que a ação serviu para unir o grupo. “Tive alguns erros antes na comunicação com o Legislativo, mas tenho humildade de assumir e agora tivemos um crescimento significativo”, acredita.
O prefeito destacou as reuniões com os vereadores que já estão sendo realizadas e que devem continuar. “É um grupo mais fortalecido que vai ajudar nas realizações do governo. Hoje, estamos trabalhando juntos, Câmara e prefeito. Quando o Executivo e o legislativo não vão bem, é ruim para a cidade”, avalia ao lembrar que mesmo com os bons índices, inaugurações, ainda existem muitos desafios pela frente.
GRUPO
“Os 12 vereadores que estão conosco agora vão apresentar as notícias boas e buscar soluções para os problemas da cidade”, disse.
Além dos vereadores do partido Democratas (composto por Seron, Ney Paiva, Geraldo Voluntário, André Godoy e Val Demarchi), o prefeito destacou o trabalho e empenho dos progressistas Julinho Lopes e Adriano La Torre, do peerrebista Irander Augusto, do emedebista Hernani Leonhardt, dos tucanos Paulo Guedes e Carol Gomes, e do petebista José Pereira.
“Nunca fomos inimigos, mas nunca tínhamos sentado na mesa para conversar. Podemos ter divergências em alguns momentos, mas nunca falta de respeito. Quero agradecer a eles e lembrar que estamos sempre de portas abertas”, diz.
REORGANIZAÇÃO
“A reorganização dentro do sistema é salutar. Ninguém tem cadeira cativa no governo e as mudanças são normais”, respondeu sobre a troca de nomes do segundo e terceiro escalões publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DO-e) de sexta-feira (2).