Quando se fala em violência doméstica, as ações de prevenção são cada vez mais necessárias, defendeu esta semana o delegado seccional de Rio Claro, Paulo Hadich, ao anunciar que a Polícia Civil do município vai promover, no próximo dia 29 de março, às 19h30, um simpósio sobre esse tema. O evento será no Centro Universitário Claretiano e vai reunir diversas autoridades.
Aberto ao público, o simpósio, no entanto tem vagas limitadas e para acompanhar é necessário fazer inscrição prévia, pelo telefone 19 3534-2777, com Heliane, ou, ainda, via e-mail para o endereço sec.rioclaro@policiacivil.sp.gov.br, até hoje.
A Polícia Civil definiu como tema: “Violência Doméstica: como identificar, como agir”. “A evolução da sociedade, se torna cada vez mais complexa, digital e menos fraterna em suas relações, vem estimulando a ocorrência de delitos com novas motivações e novos “modus operandi. Se pudéssemos separar em classes, diríamos que os eventos sociais que ensejam atuação do sistema de segurança e de justiça, poderiam ser classificados em três: delitos praticados por organizações criminosas, delitos comuns e delitos de intolerância. Dentre estes últimos, estão aqueles ocorridos dentro do ambiente de convivência das pessoas, geralmente o lar, que deveria ser seu asilo inviolável. Sua ocorrência e suas motivações, tem merecido forte atuação do Estado em suas mais diversas esferas. Porém, o sistema de segurança pública e de justiça, quando atuam, o fazem de forma a reprimir o delito já cometido”, pondera o delegado Hadich no texto de divulgação do evento.
Ele continua. “Quando, por envolverem motivações que decorrem, geralmente, da formação cultural dos envolvidos, deveríamos atuar, cada vez mais, de forma preventiva, a fim de evitar a ocorrência dos delitos”, acrescenta.
O simpósio é realizado pela Unidade de Ensino Policial – 9, da Academia da Polícia Civil, e operacionalizado pela Delegacia Seccional de Polícia de Rio Claro, em parceria com o Centro Universitário Claretiano, através da Faculdade de Direito da instituição.
De acordo com os organizadores, a expectativa é receber profissionais de todas as carreiras da Polícia Civil, além de ter havido disponibilização de vagas para pessoas que estudam ou atuam no Centro Universitário Claretiano, prefeituras e câmaras municipais, Superintendência de Polícia Técnico Científica, Polícia Militar, Guardas Civis Municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, Consegs (Conselhos Municipais de Segurança), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para todos os servidores da sub-região policial da Seccional de Rio Claro.
Os participantes vão receber certificados pela Academia de Polícia, por intermédio da Secretaria de Coordenação e Controle do Interior.
O evento será desenvolvido em um único dia, no horário noturno, com a apresentação de painéis referentes aos temas abordados, com a apresentação por palestrantes dos quadros da Polícia Civil e de outras instituições, convidados para a ocasião.
Entre os órgãos e assuntos estão, Conselho Municipal da Condição Feminina de Limeira: Ciclo da Violência; Polícia Civil com participações da Delegacia Seccional de Rio Claro: Violência Doméstica: aspectos legais e inovações legislativas; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social do município de Rio Claro: Prevenção à Violência Doméstica e Fluxo de Atendimento no Município de Rio Claro; Guarda Civil Municipal de Rio Claro: Patrulha Maria da Penha; Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Científica: Aspectos Médico Legais da Violência Doméstica. Todas as informações são da Polícia Civil.
Serviço
Simpósio “Violência Doméstica: como identificar, como agir”
Data: 29 de março de 2023, às 19h30.
Local: Anfiteatro do Claretiano Centro Universitário – Av. Santo Antonio Maria Claret, 1.724 – Bairro Cidade Claret.
Inscrições: até 23 de março pelo telefone (19) 3534-2777 (com Heliane).
Palestrantes convidados
– Drª. Marina Miranda Lubiana – Delegada de Polícia titular da DDM de Rio Claro;
– Dr. Eusmar Danilo Bortolozi Broetto – Delegado de Polícia titular da DPM de Itirapina;
– Prof.ª Ana Maria Sampaio – Assistente Social, Professora Universitária e Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Limeira
– Débora Xavier de Camargo Schlittler – Psicóloga do CRAS da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Rio Claro
– Psicóloga Naiara Bull – Psicóloga e Chefe da Divisão da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Rio Claro
– Joelma Borges de Assunção da Silva, Comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Claro
– Dr. Jader Barbosa Junior, Médico Legista do IML de Rio Claro
Fonte: Polícia Civil de Rio Claro