A partir desta quarta-feira, os carros da temporada 2024 da Fórmula 1 estarão acelerando oficialmente pela primeira vez no ano, com o início dos testes de pré-temporada no Bahrein.
Assim como no ano passado, a pré-temporada terá duração de três dias, sendo realizada até sexta-feira (23).
Em cada dia, as equipes terão oito horas de tempo de pista, divididas em duas sessões com quatro horas cada. As atividades começam às 10h, horário local, com a primeira sessão indo até às 14h antes de uma pausa para o almoço, retornando às 15h e finalizando às 19h.
Com o fuso horário de seis horas para o Brasil, as atividades começam, no horário de Brasília, às 4h, seguindo até às 8h e retornando das 9h às 13h.
Assim como no ano passado, o palco dos testes de pré-temporada será o Circuito Internacional do Sakhir, no Bahrein, que sedia também o primeiro GP de 2024 já na semana seguinte, com a prova marcada para o sábado (02/03).
As dez equipes e 20 pilotos do grid titular devem participar dos testes de pré-temporada. Tradicionalmente pilotos reservas e jovens talentos não integram as sessões, exceto em casos de força maior.
Em 2023, a Aston Martin colocou Felipe Drugovich no carro devido ao acidente sofrido por Lance Stroll antes do início dos testes.
Transmissão
A Band, emissora oficial da F1 no Brasil, confirmou que fará transmissões dos testes no canal a cabo Bandsports, mas ainda não divulgou a programação.
A F1TV, serviço de streaming oficial da F1, fará a transmissão completa das atividades da pré-temporada para os assinantes do pacote PRO, onde o assinante pode acompanhar as exibições ao vivo.
Diferentemente de um fim de semana de corrida tradicional, os tempos de volta têm uma importância bem menor nos testes. As equipes usam esses três dias para estudar a fundo os novos carros, buscando a correlação na pista em comparação ao que foi visto até então nos túneis de vento.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação