O prazo para solicitar o voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18). Esse é o prazo final para que os eleitores que vão estar fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição façam o pedido à Justiça Eleitoral. O voto em trânsito permite votar fora do seu domicílio eleitoral. Dessa forma, qualquer eleitor que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode solicitar a transferência temporária do local de votação para outra seção dentro do Brasil. As pessoas com título cancelado ou suspenso não poderão votar.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a solicitação de voto em trânsito pode ser feita “em qualquer cartório eleitoral ou unidade do Poupatempo com serviços eleitorais, bastando apresentar documento oficial com foto”. A habilitação do voto em trânsito é feita somente de forma presencial e o procedimento não está disponível pela internet.
Além disso, é preciso ficar atento pois o procedimento não está disponível para todos os municípios. “É possível votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores”, explica o TRE-SP. Além disso, “se a cidade escolhida estiver dentro do mesmo estado de seu domicílio eleitoral, a pessoa poderá votar para todos os cargos em disputa – deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Já quem estiver em outro estado poderá votar apenas para presidente”.
Conforme o TER-SP, “não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, o eleitor com título cadastrado no exterior que estiver no Brasil poderá votar para presidente, desde que habilitado dentro do prazo”.
Vale lembrar que o voto em trânsito significa uma transferência temporária de seção eleitoral. Ou seja, se acaso ficar no domicílio eleitoral e não tiver cancelado o voto em trânsito, o eleitor ficará impedido de votar na sua seção de origem. O prazo para desistência do voto em trânsito também termina nesta quinta-feira (18). Após a eleição, o vínculo do eleitor com a seção de origem é restabelecido automaticamente.
Por Redação DRC / Foto: Agência Brasil