As eleições municipais se aproximam e agosto traz várias mudanças ao calendário eleitoral. Neste mês, prazos relevantes se iniciam e se encerram. Nesta segunda-feira (5) termina o prazo para realização das convenções partidárias iniciado em 20 de julho. Ou seja, os partidos/federações têm esta segunda para definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que terão seus nomes nas urnas no pleito de outubro.
Em Rio Claro, cinco chapas foram aprovadas para a disputa pelo comando da prefeitura. Quatro delas têm mulheres como candidatas a vice-prefeita. A Coligação “Para Rio Claro Continuar Mudando” tem como candidatos o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB).
A Coligação Unidade Progressista oficializou a chapa dos professores Antonio Carlos Sarti (PSB) e Luciana Quintino (Solidariedade). Já a Federação PSOL-Rede confirmou a chapa com o professor Airton Moreira e a pedagoga Nattany Ribeiro. A dupla
O ex-prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (PRD), e a advogada Giselle Pfeifer (PSDB), são os candidatos da Coligação Força da Gente. E o vice-prefeito Rogério Guedes (PL) disputará a prefeitura de Rio Claro tendo ao lado o médico José Martiniano Grillo Neto, o Dr. Grillo (União Brasil). Eles concorrem pela Coligação Competência e Coragem para Mudar Rio Claro.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos e federações à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. No dia seguinte, 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral. “Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa”, informa o tribunal.
Já o horário eleitoral gratuito passa a ser exibido a partir de 30 de agosto até 3 de outubro. Nos municípios onde haverá segundo turno, a propaganda em rádio e televisão ocorrerá de 11 a 25 de outubro. Vale lembrar que desde 6 de julho, os agentes públicos pré-candidatos estão proibidos de fazer nomeações, exonerações e contratações, bem como participar de inauguração de obras públicas.
O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o segundo turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Por Ednéia Silva / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil