A ferramenta ideal para trabalhar a conscientização ambiental é a Educação Ambiental, pois, a partir dela, se promove em caráter contínuo e permanente o desenvolvimento de ações multiplicadoras, que contemplam práticas cidadãs de qualidade de vida e sustentáveis. A compreensão do meio ambiente dentro das atividades de conscientização deve envolver pontos que o caracterize não só como natureza, mas também como recurso, problema, sistema, um lugar em que se vive, o desenvolvimento de sociedades, assim como uma proposta comunitária. Visando contemplar práticas de Educação Ambiental, a escola municipal Profº Sylvio de Araújo possui quatro projetos permanentes desenvolvidos durante todo ano.
Dentre eles, o intitulado “Este mundo também é meu”, que propõe conteúdos e ações práticas que contribuem ao meio ambiente. Tem-se campanhas de coleta de óleo usado, pilhas, baterias e lacre de garrafas, bem como atividades de coleta seletiva de lixo, e a horta escolar. Segundo a professora coordenadora Ariana, “anualmente promove-se campanhas de troca de lacres por cadeira de rodas, a qual sempre é doada para instituições da cidade.
Esse projeto tem como parceira a empresa Intervias. A coleta do óleo de cozinha usado, parceria com o projeto Olho Vivo, propõe debates acerca da problemática da água e dos impactos causados pelo descarte inadequado do óleo. O mesmo ocorre com pilhas e baterias usadas, momento em que é enfatizado o problema da poluição do solo. Além disso, a coleta seletiva de resíduos, bem como o trabalho de compostagem de folhas e resíduos orgânicos, são assuntos discutidos e que permeiam as práticas da escola.”
Ainda pontua a educadora que, faz-se importante a presença de agentes ambientais nas salas de aula, os quais são incentivadores e multiplicadores de ações desenvolvidas pela escola, e fundamentais no processo de educação ambiental pois, além de pensar e refletir sobre o equilíbrio em relação aos recursos naturais, incentivam pais e comunidade a adotar práticas corretas em relação ao meio ambiente.
A unidade educacional, que possui uma horta, realiza atividades, nas quais os alunos são convidados a pensar e planejar desde a observação, plantio, manejo e colheita das plantas. O projeto Horta escolar é instrumento que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, pode abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.
Portanto, atividades e projetos práticos assim são importante, pois se os alunos forem incentivados e aprenderem sobre a utilização sustentável dos recursos naturais, e a importância ecológica no ambiente, considerando estes como partes integrantes, e se unindo de forma participativa e conjunta, é possível criar uma identidade ambiental que contribuirá para uma sociedade sustentável.
Por Eder Varussa