O Departamento de Silvicultura da Secretaria de Agricultura de Rio Claro realizou na quarta-feira (24) ação de recomposição paisagística na praça Copacabana, na Rua 4 com Avenida 19. O plantio de mudas atendeu pedido de moradores do Jardim Donangela e está inserido nas ações do departamento de Silvicultura, empenhado em promover a beleza e a sustentabilidade ambiental.
Com o intuito de revitalizar o espaço e proporcionar um ambiente mais agradável, foram cuidadosamente selecionados diferentes indivíduos arbóreos para compor o novo cenário, entre eles tamboril (Enterolobium maximum), canafístula (Peltophorum dubium) e dedaleiro (Lafoensia pacari Saint-Hilaire), além de espécies frutíferas nativas da flora regional. A escolha das espécies levou em consideração não apenas a estética, mas também a adaptação ao clima local e a promoção de biodiversidade.
A Secretaria de Agricultura destaca que a expectativa é que, ao longo do tempo, o plantio dessas árvores não apenas transforme visualmente a praça, mas também proporcione sombra, melhore a qualidade do ar e crie um ambiente mais propício para atividades ao ar livre, consequentemente, para o bem-estar dos frequentadores. Além disso, a presença de árvores cria um microambiente propício para a fauna local, favorecendo a preservação da biodiversidade urbana.
“A participação ativa dos moradores nesse processo foi crucial, demonstrando o envolvimento da comunidade na construção e preservação de espaços públicos mais agradáveis e sustentáveis”, observa o diretor municipal de Silvicultura, Eduardo Barbosa, acrescentando que o departamento de Silvicultura continuará monitorando e cuidando do crescimento saudável das árvores, assegurando que a praça permaneça um local atraente e benéfico para todos. “Este é mais um passo em direção a uma cidade mais verde, onde o equilíbrio entre natureza e urbanização é valorizado”, conclui Eduardo.
Foto: Divulgação