Manter uma postura correta enquanto dirige evita não apenas dores no corpo, mas também acidentes.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) reforça a importância do motorista se posicionar adequadamente ao volante para contribuir com a segurança no trânsito.
A postura correta permite ao condutor acionar os controles do veículo de forma mais efetiva, ter uma melhor visualização e, consequentemente, manter a atenção voltada ao trânsito. Conduzir o veículo em posição inadequada pode causar dores, cansaço, incômodo e prejudicar a direção. Portanto, seja em deslocamentos de longa ou curta distância, a atenção à postura é tão importante quanto não dirigir com sono, utilizando o celular ou sob efeito de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Confira as dicas do Detran- SP:
Ao sentar – O banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100 graus. Encostos muito retos, depois de um tempo prolongado, provocam desconforto. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto e a altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.
Espelhos – Arrumar corretamente os espelhos também influencia na postura. Os espelhos devem permitir boa visualização, sem necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça do motorista.
Braços – Devem ficar ligeiramente dobrados. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Braços muito esticados geram dor nos ombros e pescoço.
Pernas – Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados. O controle constante do veículo por meio dos pedais provoca dores nas pernas e, ao longo dia, sobrecarrega a região inferior das costas. A dica para aliviar a tensão é apoiar os pés completamente no chão do veículo, sempre que possível, para um breve descanso.
Cabeça – O encosto da cabeça permite que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto, evitando a sobrecarga da coluna cervical e ombros. O correto ajuste do encosto da cabeça evita um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.