Em entrevista na manhã dessa quarta-feira (23), o presidente do Sindicato dos Químicos em Rio Claro, Francisco Quintino, anunciou a implantação do primeiro posto de atendimento digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Claro.
O serviço, que vai estar disponível para toda população do município, será inaugurado na segunda-feira (28), às 10 horas, e vai funcionar na sede do sindicato, localizada na Rua 3-A, 144, no bairro Vila Alemã.
De acordo com Quintino, o posto de atendimento é uma forma de aumentar a prestação de serviços à sociedade feita pela entidade. “Nós estamos oferecendo a estrutura necessária na nossa sede, que estará aberta a toda população e com orientação para que o serviço seja feito da maneira mais breve possível”, explicou o sindicalista à reportagem.
“O digital é um novo, moderno e ágil sistema de atendimento do INSS, destinado a atender todos os cidadãos para a requisição de benefícios, encurtando a tramitação e análise das solicitações”, reforça.
CÓPIAS
Quintino esclarece ainda que, nesse modelo, não é mais necessária a entrega de cópias dos documentos, uma vez que eles são digitalizados e encaminhados virtualmente. “Ao final, o requerente recebe um número, permitindo que ele acompanhe todo processo”, diz ao afirmar que não será preciso realizar agendamento para atendimento.
SERVIÇO
No posto digital serão disponibilizados vários tipos de serviços que não requerem perícia médica, como solicitação de aposentadorias, pensões, revisões, entre outros benefícios. “No posto, qualquer cidadão vai poder dar entrada no auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, pensão por morte, revisões, entre outros”, explica.
CONVÊNIO
O posto digital foi viabilizado por meio de convênio firmado em maio deste ano entre a Força Sindical e o INSS, órgão ligado ao governo federal. O sindicato será um dos primeiros a oferecer esse tipo de serviço em Rio Claro, conforme relatou o sindicalista.
Segundo ele, o modelo de atuação do sindicato junto a um serviço público de primeira necessidade da população foi importado da Itália. “É uma experiência que deu certo e que será implantada por aqui”, conta.