Nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, a Câmara Municipal realiza a solenidade de posse dos eleitos: prefeito Gustavo Perissinotto, vice Rogério Guedes e os 19 vereadores que vão integrar a nova Legislatura. A atividade no Plenário está marcada para iniciar às 10 horas sem a presença do público. A medida anunciada pelo vereador Paulo Guedes, responsável pela solenidade por obter a maior votação nas urnas, segue acordo com os demais parlamentares.
Paulo Guedes informa que a medida é necessária para que Rio Claro cumpra a determinação do Governo de São Paulo. Assim como no Natal, agora no Ano Novo todo o Estado terá medidas restritivas contra o avanço do Coronavírus do dia 1º a 3 de janeiro.
No Plenário está autorizada a presença comente dos eleitos e representantes da imprensa previamente convidados. “Entendemos que as restrições anunciadas são necessárias para que Rio Claro dê a sua cota de colaboração no combate ao Covid-19. Como homens públicos, temos de estar alinhados com as legislações vigentes e isso inclui a determinação feita pelo Governo do Estado neste momento”, comentou Paulo Guedes.
Encerrada a solenidade de posse dos eleitos, a Câmara Municipal vai realizar sessão para a definição do novo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários responsáveis pela gestão da Casa no biênio 2021-2022. O público poderá acompanhar os trabalhos pela internet através do endereço: www.rioclaro.sp.leg.br
O fim da 46ª legislatura
O Diário do Rio Claro conversou com André Godoy que encerra seus trabalhos como Presidente da Câmara Municipal na 46ª legislatura
Diário do Rio Claro: Nesses quatro anos da legislatura, quais as principais dificuldades encontradas?
André Godoy: Quando assumimos, a Câmara possuía estrutura física para 12 vereadores, mas precisávamos acomodar 19. Com muito empenho e compreensão de todos, conseguimos adaptar o espaço e construímos os novos gabinetes em tempo recorde. Creio que essa foi a maior dificuldade e, apesar do embate político entre governo e oposição, superamos as divergências e respondemos as demandas da população.
Diário do Rio Claro: Quais as principais conquistas desta legislatura na sua opinião?
André Godoy: Desde que assumi a presidência da Câmara, em janeiro de 2017, busquei, com apoio de toda Mesa Diretora, evitar gastos que não fossem absolutamente necessários. Dessa maneira, conseguimos devolver aproximadamente 12 milhões de reais à Prefeitura, dos quais cerca de 4 milhões de reais somente neste ano. Também criamos a Ouvidoria Parlamentar, sem despesas para o Legislativo, e aprovamos alguns projetos importantes, entre eles o que definiu a Política de Assistência Social para o Município, com pelo menos 3 por cento dos recursos orçamentários destinados ao setor. Sem contar o fim da malfadada taxa de iluminação e a isenção do IPTU a todas as pessoas acima de 60 anos que tenham apenas um imóvel e renda de, no máximo, dois salários mínimos.
Diário do Rio Claro: A pandemia trouxe dificuldades também para os vereadores?
André Godoy: O trabalho dos vereadores depende fundamentalmente do contato com a população. Nesse sentido, a pandemia foi, de fato, um fator que dificultou muito a nossa atuação. Não podemos ignorar ainda os efeitos sobre a atividade econômica, o que gerou intranquilidade, reclamações e protestos por parte dos setores mais afetados. Entendo, no entanto, que a proteção das pessoas era prioritária e estava acima de qualquer outro interesse.
Diário do Rio Claro: Quais serão os principais desafios para os vereadores que assumem neste ano?
André Godoy: A pandemia, salvo engano, ainda poderá ser um fator limitante ao trabalho dos integrantes do Legislativo enquanto não ocorrer a vacinação de boa parte da população. Além disso, as limitações orçamentárias não permitirão, por exemplo, a aprovação de projetos que impliquem aumento de despesas. Acredito ainda que a fragmentação partidária decorrente do fim das coligações exigirá muito diálogo e articulação entre as diversas legendas.
Diário do Rio Claro: Qual mensagem deixa aos rio-clarenses.
André Godoy: Apesar das dificuldades que possamos enfrentar, não devemos desistir nunca de nossos objetivos. É com esse pensamento que encerro meu mandato, consciente de que fiz o melhor que pude para valorizar o Legislativo e que jamais fugi das minhas responsabilidades. Desejo a todos um Ano Novo de paz, amor, saúde e prosperidade, na certeza de que em breve estaremos juntos novamente.
Fotos: Divulgação