O avanço da tecnologia alterou o sistema de portarias de empresas, edifícios e condomínios. Os porteiros humanos foram aos poucos sendo substituídos pela portaria remota, com funcionamento automatizado. No entanto, muita gente ainda prefere a portaria humanizada, com porteiros humanos controlando as entradas e saídas desses locais.
Esse foi um dos temas discutidos no programa Diário MA TV desta terça-feira (5). Denis Santos, CEO do Grupo Atacama, discorreu sobre o assunto em conversa com Maria Angela Tavares de Lima e Renata Fonseca. A empresa atua na área de segurança tendo como foco a portaria humanizada e facilities.
De acordo com Santos, o diferencial da portaria humanizada é o acolhimento e o atendimento personalizado. “Hoje as portarias trabalham mais com procedimentos e não a normatização, e a normatização humaniza mais o processo e consegue trabalhar de forma personalizada para cada tipo de cliente, seja condomínio, edifício ou empresa”, explica.
Conforme ele, se você aplicar o processo o profissional vai seguir e executar, mas sem conseguir entender o procedimento. A portaria humanizada trabalha nisso, treina o profissional para que ele entenda a importância do seu trabalho, e incentiva a aceleração do tirocínio que é a prática na habilidade do trabalho. Desse modo, conforme o profissional pratica e entende o que faz, o risco de erro diminui muito.
Santos observa que na portaria remota o monitoramento não é exclusivo, ao contrário da portaria humanizada onde o profissional pode oferecer atendimento personalizado e também analisar potenciais riscos e buscar ajuda se necessário. Porém, a portaria humanizada não significa abolir a tecnologia, que ajuda no trabalho do porteiro humano.
“A intenção da humanização é ver todos os lados e não um único lado, é lógico que a tecnologia vai ajudar. Hoje sem o facial fica difícil para o porteiro executar a função. Só que a inteligência artificial é fria, ou é branco ou é preto, não existe meio termo. A parte humanizada não, ela consegue parar e analisar a situação”, comenta Santos.
Denis Santos informa que o condomínio, edifício ou empresa pode ter portaria humanizada, tendo ou não normatização. “Se a empresa já existe a gente complementa ou diminui o efetivo, conforme a necessidade. Se não tem, a gente analisa o perímetro para verificar as vulnerabilidades e definir a melhor solução”. Quem quiser saber um pouco mais pode procurar o Grupo Atacama pelas redes sociais: @grupo.atacama ou pelo telefone (19) 9.8160-3781.
A entrevista de Denis Santos ao programa Diário MA TV, na íntegra, está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=GWB2LVav-5I.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro