Parece que foi ontem que o monomarca mais tradicional, charmoso e competitivo do automobilismo mundial desembarcou no Brasil. Mas o fato é que o crescente interesse dos torcedores aguçou o ânimo de pilotos e patrocinadores e a Porsche Cup já está em sua 15ª temporada verde e amarela, bem diferente da origem, quando reunia apenas gentlemen drivers em busca de diversão.
A temporada de 2013 chegou e, com ela, o reconhecimento oficial do Porsche GT3 Cup Challenge como categoria internacional pela FIA. A primeira categoria de origem brasileira a receber essa chancela da entidade máxima do automobilismo mundial.
Na mesma temporada, a Porsche GT3 Cup Challenge foi também a primeira categoria a correr no recém inaugurado Autódromo do Velo Città, que recebeu homologação da FIA para receber competições internacionais.
Hoje, o campeonato é uma alternativa para quem começa no esporte e prefere direcionar a carreira para as competições de GT, com a chance, inclusive, de brigar por umas vagas no scholarship internacional da montadora alemã, que reúne os nomes mais promissores dos diversos países que recebem a copa.
Mais vez, o calendário inclui uma série Endurance, com três das nove etapas em que o desafio é encarado em duplas e com maior quilometragem.
Nos seis eventos da série Sprint a novidade este ano é a adoção de um grid único para as classes Carrera Cup 4.0, GT3 Cup 4.0, Carrera Cup 3.8 e GT3 Cup 3.8, que largam sempre nesta ordem.
A temporada das provas sprint da Porsche Carrera Cup conta com seis eventos em rodadas duplas. A primeira etapa foi disputada em Interlagos, passou por Curitiba, e no último final de semana em Mogi Guaçu, no Velo Città, onde estará de volta dia 29 de junho (endurance).
A categoria também vai enfrentar o traçado argentino de Termas de Río Hondo (3 de agosto), seguindo-se Interlagos (sprint) dia 21 de setembro, Goiânia (endurance), 26 de outubro, Interlagos Preliminar do GP do Brasil (sprint) dia 17 de novembro e Interlagos (endurance) em 30 de novembro.
Família Baptista
Com grande tradição no esporte, a família Baptista está presente com destaque nas provas da Porsche Cup, com ênfase para o veterano Adalberto Baptista, um dos nomes mais conhecidos no meio automobilístico.
Irmão do bicampeão de 2007 e 2012, Ricardo Baptista, Adalberto estreou na Porsche Império GT3 Cup nos treinos livres para a última etapa do campeonato de 2007.
Com progressão constante ao longo dos anos, ele tem conquistado pódios desde 2013. Em 2018, disputou o título da GT3 Cup 4.0 até a última prova com Sylvio de Barros, ficando com o vice-campeonato.
Na atual temporada, Adalberto conquistou mais um pódio (terceiro lugar) no último sábado, pela classe GT3 Cup 3.8, da qual é o vice-líder, com 34 pontos, atrás de Rodrigo Mello, com 42.