O Presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e região, Reginaldo Breda, confirmou ao Diário do Rio Claro que a Agência do Banco Itaú, localizada na Rua, 4 região central de Rio Claro, ficará fechada nesta sexta-feira (5), após suspeita de casos de coronavírus entre os funcionários. “Na realidade três funcionários com suspeita. A agência foi fechada, todos funcionários em quarentena por 14 dias. Na quinta e nesta sexta-feira (5) está sendo feita higienização da agência que ficará fechada nesta sexta”, disse.
Breda destacou que um caso suspeito em outra agência já foi descartado. “O funcionário foi testado negativo, já estava afastado”, observa. O Presidente do Sindicato observa, ainda, que estão acompanhado de perto todas as questões de prevenção para os funcionários das agências de todo o país, porém não é possível afirmar número de casos entre a categoria. “Estamos acompanhando desde do início, em mesa de negociação toda semana com a Fenaban. Fica difícil falar em números por que nem todos os sindicatos informam. O que podemos falar que a cada dia temos notícias de novos casos entre os bancários”, relata.
Em nota, o Banco Itaú Unibanco confirmou que a Agência 8046 foi fechada por suspeita de Covid-19 e os funcionários foram afastados temporariamente. A unidade de Rio Claro receberá a higienização seguindo os protocolos. A orientação é para que clientes utilizem os canais digitais.
Quanto à prevenção, as medidas são seguidas nas agências, conforme destacou o presidente do sindicato dos bancários. “Todo equipamento de segurança foi passado para toda rede bancária, para todas as agências, álcool em gel, máscara, controle de pessoas dentro das agências, revezamento dos funcionários. Tem profissional que está trabalhando em home office uma semana ou 15 dias, depois volta para agência, para não ficar direto com atendimento às pessoas. Estamos controlando em todo o Brasil, mas sabemos que a forma de transmissão do vírus é muito forte, às vezes, não tem como impedir, pode acabar se contaminando no deslocamento”, avalia.
Todos os funcionários do grupo de risco, como as pessoas acima de 60 anos, grávidas, diabéticos, hipertensos estão em casa. “Foi um acordo nacional que fizemos com os bancos. Essas pessoas estão fora do local de trabalho, gerando um banco de hora negativo que será compensado após a pandemia”, conta.
Breda solicita conscientização da população em geral. “Pedimos para que as pessoas evitem ir aos bancos sem necessidade. Evitar aglomeração. Estamos muito preocupados com a abertura do comércio e que o afrouxamento do isolamento social aumente o número de casos e comece a dar problemas de saúde no município”, declara.