Por falta de pagamento dos aluguéis dos prédios do Atende Fácil, localizado na Avenida 2, entre as Ruas 3 e 2, e do Edifício Maria Maniero, que fica na Rua 7, entre as Avenidas 5 e 7, anexo ao Fórum e que abriga o Cejusc, ambos em área central, a prefeitura de Rio Claro teve protocolado pedido de despejo por parte da empresa proprietária dos imóveis.
O pedido foi protocolado no Fórum local para encaminhamento ao governo municipal. Ao ser definida a solicitação de despejo, perdem os usuários dos serviços prestados pelos departamentos que atendem nos respectivos imóveis. No caso do Edifício Maria Maniero, a relação com os trabalhos prestados no Fórum local favorece. Já no Atende Fácil, por exemplo, muitos dos contribuintes que não possuem contas em bancos têm facilitado o pagamento de boletos com o acesso fácil a agências, lotéricas e Correios.
Conforme o apurado pela reportagem, são quatro meses de atraso nos aluguéis em cada uma das edificações, que estão com os contratos em vigência.
CEJUSC

Despejo. Prédio anexo ao Fórum também está com quatro meses de alguéis atrasados
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que fica no Edifício Maria Maniero, anexo ao Fórum, é uma unidade do poder judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania.
Com grande fluxo de pessoas, no edifício estão alocados o Juizado Especial Cível e Criminal, a Central de Mandados, os gabinetes da juíza auxiliar e do juíz da Fazenda Pública, o setor técnico com assistência social e psicologia, o Cejusc, setor de apoio à informática, promotoria de Justiça e depósito de objetos apreendidos nas Varas Criminais. São dezenas de salas, todas ocupadas, e a serviço da população. A redistribuição dos trabalhos pode acarretar alguns obstáculos aos usuários.
ATENDE FÁCIL

Despejo. Prefeitura deve quatro meses de aluguel do prédio Atende Fácil
A prefeitura também está em débito de quatro meses de aluguel com o prédio do Atende Fácil, na Avenida 2, entre as Ruas 2 e 3. No local, centenas de pessoas, notadamente contribuintes, utilizam diariamente os vários serviços, que são: protocolo de solicitações, intermediação de processos para aprovação de projetos, fornecimento de “Habite-se”, abertura de inscrição municipal, emissão de certidão negativa de débito, certidão de diretrizes, desmembramento e englobamento de lotes. Também é pelo Atende Fácil que a população solicita segunda via de tributos, faz parcelamento de débitos e ITBI, pede plantio, poda e remoção de árvores, entre muitos outros procedimentos.