As apresentações musicais dos Concertos do Advento terminaram em dezembro, mas o público ainda pode conferir as exposições culturais que fazem parte da programação. As mostras estão disponíveis para visitação até esta segunda-feira (6) na Casa de Cultura Paulo Rodrigues que fica na Rua 4, nº 583, entre as avenidas 11 e 13, Centro de Rio Claro. O horário de visitação é das 15 às 21 horas, com entrada gratuita.
Natividade
A mostra reúne objetos e pinturas relacionados ao tema. Uma ambientação exibe a imagem de um menino Jesus em tamanho natural, proveniente da Espanha, datada do início do século passado.
Pinturas com madonas, textos e fotos mostram a Basílica da Natividade, em Belém, situada a 10 km de Jerusalém, onde Jesus frequentou e passou seus últimos dias. A cultura popular dessa região pode ser vista através de imagens dos mercados de Jerusalém e um pequeno cenário com produtos típicos.
Alguns desses produtos chegaram até nós e fazem parte sãs tradições das festas de final de ano, como as frutas secas e as romãs que são consumidas no ano novo para trazer prosperidade. Artesanatos com o tema romãs foram confeccionados especialmente para essa exposição. Peças criativas e exclusivas.
Irmã Hermínia Maria Zago – Quando Canta o Coração
A exposição é o resultado de pesquisas que procuraram traçar a trajetória da irmã como freira, educadora e coordenadora de importantes grupos musicais.
Primeiramente como professora de música, Hermínia organizava grupos para atender as missas. Com o tempo, ampliou o repertório e seus locais de apresentação. Resumidamente, o conjunto Melo-Rítmico, criado em 1960, chegou a gravar um LP que está na exposição. O Coral Jovem da Matriz de São João Batista recebeu o prêmio de Coral Revelação do Estado de São Paulo da Secretaria de Estado da Cultura, no Mapa Cultural Paulista na década de 1990.
Um dos sonhos da Irmã que se tornou realidade foi a realização dos Concertos do Advento que reunia a Orquestra Sinfônica de Rio Claro e os corais infantis, jovens e adultos.
Na exposição são encontrados objetos pessoais da Irmã como cadernos de músicas e partituras. Também estão à mostra raridades do Museu do Colégio Puríssimo Coração de Maria. “Procuramos exibir reproduções de todo o material coletado nas pesquisas com inscrições a punho da Irmã, recortes de jornais e pastas que ela organizava com fotografias dos eventos com data”, explica Ilídia Faneco.
De acordo com ela, a irmã frequentou Canto Orfeônico com Heitor Villa-Lobos e trabalhou seguindo a sua filosofia. Por isso, na exposição é possível encontrar métodos de ensino do compositor e outros.
Boas Festas
A exposição Boas Festas traz trabalhos manuais da artesã Mônica Luchini com temas natalinos mais tradicionais. Com muito bom gosto e originalidade, suas peças têm um diferencial no material que a artesã utiliza. Os artesanatos estão à venda e parte da renda é revertida para a Casa de Cultura Paulo Rodrigues.
Foto: Divulgação