O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realiza eleição para escolha de novos conselheiros para ocupar cargos em vacância e completar o mandato da gestão 2024/2025. Podem participar do pleito representantes de trabalhadores da assistência social e dos usuários ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Esse foi um dos assuntos discutidos no programa Diário MA TV desta quinta-feira (12) com Irineu Sentinella, secretário municipal do Desenvolvimento Social, e Sindy de Salla Sá de Souza, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Sindy convidou a população a participar da eleição destacando a importância do trabalho realizado pelo órgão. “O conselho acompanha toda a política de assistência social e define onde serão investidos os recursos disponíveis”, explicou a presidente, ressaltando que “nada melhor do que quem utiliza os serviços para opinar sobre a destinação do dinheiro”.
Os interessados em disputar a eleição devem fazer a inscrição na Casa dos Conselhos que fica na Rua 8, nº 3.131, esquina com a Avenida 42, no Alto do Santana. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A relação de documentos necessários foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 4 de dezembro (https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NTc4NTQz). O prazo de inscrição termina no próximo dia 18. A votação será realizada no dia 10 de janeiro de 2025, das 8h30 às 12 horas, na Casa dos Conselhos.
Serviços
Além da eleição do CMAS, o programa Diário MA TV também falou sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, sob o comando de Irineu Sentinella. Conforme ele, a pasta atua além das questões financeiras com foco no acompanhamento familiar das pessoas assistidas.
“Nosso objetivo é muito mais trabalhar a relação da família do que a questão financeira, porque tudo começa na relação familiar”, destaca Sentinella frisando que a secretaria tem uma grande rede de trabalho composta por 52 serviços espalhados pela cidade somente na área de assistência social. “Alguns serviços são executados diretamente pelo poder público e outros por entidades parceiras, que são um braço do poder público”, informa o secretário observando que cada serviço tem seu público-alvo e objetivos.
Empreendedorismo
Conforme o secretário, o município tem investido muito no desenvolvimento dos empreendimentos de economia solidária, empregando forças para melhorar a estrutura disponível que inclui o Centro Público de Economia Solidária na Rua 10 no Santana. O espaço possui 12 lojas ocupadas por tempo determinado pelos empreendedores que recebem capacitação e apoio para que possam tocar seu negócio por conta própria.
O secretário informou que o governo federal fez nova atualização nas regras do setor contidas na Política Nacional de Economia Solidária cuja lei será sancionada em breve. A sanção da lei estava prevista para o último dia 11, mas foi adiada devido aos problemas de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Junto com a lei, o governo irá lançar o Cadastro Nacional de Economia Solidária que credenciará empreendimentos solidários para possível recebimento de recursos e benefícios fiscais. “Isso sinaliza mais recursos e investimentos para a economia solidária”, comentou Sentinella.
A secretaria prepara uma revista digital para divulgar o trabalho dos empreendedores solidários do município. O lançamento estava previsto para este mês, mas foi adiado para janeiro de 2025 devido à chegada de novos empreendimentos. “Houve um aumento de empreendedores com a chegada de muita gente que está fazendo economia solidária, por isso adiamos o lançamento da revista digital para janeiro para não deixar ninguém de fora. Vamos lançar em janeiro com toda a galera que chegou e está fazendo a economia solidária”, declarou.
O vídeo com a entrevista de Irineu Sentinella e Sindy de Salla Sá de Souza ao programa Diário MA TV, na íntegra, pode ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PKo1W1Beo20.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário