Depois de providenciar lugar seguro e confortável para abrigar pessoas em situação de rua, a prefeitura de Rio Claro iniciou na quinta-feira (5) a realização de testes rápidos nesta população. “É uma atenção que estamos dedicando a estas pessoas, que merecem o nosso respeito e o nosso cuidado”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Hoje estas pessoas estão acolhidas, mas elas têm uma vida itinerante que as coloca em situação de vulnerabilidade, e o poder público municipal tem se empenhado para oferecer melhor acolhimento a estas pessoas”, acrescenta o prefeito Juninho.
É o caso de Anderson Fernandes, que chegou ao Centro Dia do Idoso “Padre Augusto Casagrande” na segunda-feira (1º). “Eu preciso deste serviço de acolhimento para que não tenha que ficar na rua”, observou Anderson, que considera o exame importante para sua saúde e das outras pessoas.
“Os testes possibilitam o desenho do mapa epidemiológico, que nos ajuda a entender o impacto da Covid-19 sobre essa população e, em caso de resultado positivo, colocar as pessoas em isolamento precocemente”, ressalta o secretário de Saúde, Maurício Monteiro.
“Com o diagnóstico, é possível dedicar os devidos cuidados a quem estiver com o novo coronavírus, além de impedir a propagação da doença”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.
Os exames foram feitos em 20 pessoas em situação de rua que hoje estão abrigadas no Centro Dia do Idoso e na Casa de Passagem. Desde março, quando as atividades para os idosos foram paralisadas, a prefeitura destinou os centros dias para o acolhimento desta população mais vulnerável, o que evita aglomerações, e também ajuda a proteger esta população do frio.
Os funcionários que atuam nestes equipamentos públicos também realizaram os testes. “Isso é muito importante para dar segurança à equipe que está acolhendo as pessoas que estão em situação de rua”, destaca Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.
As pessoas em situação de rua que tiverem diagnóstico positivo para Covid-19 ficarão em isolamento no Centro Dia do Idoso “Edmundo José Velasco Castro”, no Jardim Esmeralda. Ao todo o município está realizando 14 mil testes rápidos, sendo que dez mil testes foram comprados pela prefeitura e o restante repassado ao município pelo governo federal. Os exames também estão sendo feitos em profissionais das áreas de saúde e segurança.
Foto: Divulgação