Por ficarem muito tempo na mesma posição, pacientes internados estão suscetíveis a terem escaras, que são feridas que aparecem na pele. Numa campanha organizada por um grupo de amigos foram comprados e doados dezenas de colchões especiais que vão amenizar este problema de muitos pacientes internados no hospital do Cervezão e na Santa Casa de Rio Claro.
A doação foi realizada na segunda-feira (21). São 106 colchões pneumáticos para serem utilizados no atendimento a pessoas hospitalizadas, principalmente as que estão em tratamento intensivo.
Setenta e cinco colchões foram doados à Secretaria Municipal de Saúde e serão usados primordialmente no Cervezão, referência para casos de Covid no município. Outros 31 foram entregues à Santa Casa de Misericórdia do município.
“É um colchão próprio para quem fica muito tempo em leito intensivo e evita problemas de escaras, proporcionando conforto, segurança e higiene necessários para o paciente”, destaca Giulia Puttomatti, secretária de Saúde, agradecendo a todos que contribuíram. “Atravessamos um momento de muita dificuldade e é sempre muito importante podermos contar com as iniciativas da comunidade em prol do melhor atendimento”, acrescenta Giulia.
Todos os colchões doados serão utilizados em leitos públicos do município. “Lançamos a campanha Adote um leito e recebemos muitas doações de pessoas físicas e também de empresas, o que nos possibilitou a compra desta grande quantidade de colchões”, ressalta Cristina Zottarelli Battiston, que a partir da vontade de ajudar viabilizou a campanha juntamente aos amigos Gustavo Marasca, Jussara Tamaru, Maria Júlia Pascon, Guilherme Marotti e Manuela Bianchini de Aredes.
Também participaram do recebimento dos colchões Geraldo Barbosa, da Secretaria de Saúde, e Francisco Sterzo Junior, da Santa Casa.
Foto: Divulgação