A Pony Express National Historic Trail é uma rota histórica que simboliza a essência do Oeste americano.
Com mais de 3.200 quilômetros, a rota passa por uma série de áreas públicas e privadas.
É possível encontrar sinais antigos, centros de visitantes, museus, trilhas para caminhadas, estruturas e fortes históricos relacionados à Pony Express National Historic Trail (Trilha Histórica Nacional Pony Express).
A trilha atravessa oito estados, seguindo um impressionante sistema de revezamento criado 1860 para entregar correspondências em apenas 10 dias, algo sem precedentes na época, além de representar o trajeto percorrido por dezenas de jovens cavaleiros e centenas de cavalos, entre as cidades de St. Joseph, no Missouri, e Sacramento, na Califórnia. Apesar de ter funcionado por apenas 19 meses, de abril de 1860 a novembro de 1861, a trilha tornou-se um capítulo marcante da história americana.
Funcionamento da Pony Express
Em 1845, eram necessários seis meses para levar uma mensagem da costa leste dos Estados Unidos à Califórnia. Ao final da década de 1850, cerca de meio milhão de pessoas havia migrado para o oeste e precisavam manter-se atualizadas sobre o que acontecia pelo país. Para que as correspondências chegassem mais rápido a seus destinos, a Pony Express criou estações de revezamento de 16 a 19 quilômetros de distância umas das outras, onde cavaleiros montariam cavalos descansados para o trecho seguinte da viagem.
Percorrendo a Pony Express National Historic Trail, é possível fazer passeios de carro, seguir mapas interativos e percorrer atalhos por áreas remotas. Basta procurar por eles. Há pontos nos estados de Missouri, Kansas, Nebraska, Wyoming, Utah, Nevada e Califórnia que levam a lugares importantes e estações de revezamento.
Não deixe de visitar o Pony Express National Museum (Museu Nacional Pony Express) em St. Joseph, no Missouri, de onde o primeiro cavaleiro partiu, dos Pikes Peak Stables (Estábulos do Pico Pikes), em 3 de abril de 1860, além de conhecer o B.F. Hastings Building na região de Old Sacramento, que abrigou o terminal oeste da Pony Express pela maior parte do tempo de operação da empresa.
Por Eduardo Cortez