Os pacientes com solicitação para cirurgia eletiva têm canal direto com o polo cirúrgico do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) para acompanhar o andamento do processo. O setor da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está com número para contato via WhatsApp. Para isso, os pacientes devem enviar mensagem de texto pelo aplicativo para o número (19) 9.8277-0183.
“Este número é exclusivo para mensagens de texto por WhatsApp para pacientes que estão com processo em andamento para cirurgia eletiva”, destaca Debora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde, acrescentando que não devem ser feitas ligações para o número. Para outras informações de atendimentos no Cead, o paciente deve entrar em contato pelos telefones: (19) 3524-1463, 3525-2005, 3525-2007, 3524-1805, 3524-2812 ou 3534-0026, ou procurar presencialmente no setor de acolhimento da unidade. Estas opções também podem ser usadas para falar com o polo cirúrgico.
“O objetivo é proporcionar agilidade e cada vez mais qualidade no atendimento aos pacientes, além de aperfeiçoar a comunicação interna com as unidades de saúde para informações e orientações quanto a processo cirúrgico”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
O polo cirúrgico do Cead foi implantado na atual gestão municipal para facilitar e otimizar o atendimento. Antes disso, o processo cirúrgico era descentralizado. “Isso trazia desconforto para a rede de atendimento por conta da complexidade na organização e, principalmente, para o usuário, que muitas vezes ficava perdido dentro da própria rede de atendimento municipal”, lembra Débora. A centralização do atendimento, com a implantação do polo cirúrgico, proporcionou a viabilização, agilidade e otimização do acesso do usuário.
“Esse foi um ganho importante na estrutura da rede municipal de saúde”, observa o prefeito Gustavo.
O processo cirúrgico passou a ficar concentrado no polo, desde o momento da solicitação médica para cirurgia eletiva, passando pelo pré-cirúrgico e a realização de exames e avaliações cardiológicas, até o paciente ser encaminhado para a cirurgia. O atendimento passa a ser concentrado no polo cirúrgico a partir da abertura do processo para solicitação de cirurgia eletiva, que é feita exclusivamente por médico especialista.
Foto: Divulgação