Em comemoração ao patrono da Polícia Militar, Capitão Alberto Mendes Júnior, uma solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A medalha entregue aos Policiais Militares faz referência ao patrono, que é considerado um herói por ter entregue sua vida para salvar as dos seus comandados.
MEDALHA
A honraria é entregue a policiais que possuem lesões permanentes em decorrência do atendimento de ocorrências. O policial militar de Rio Claro Cabo PM Gustavo Henrique Hartung foi um dos homenageados. “Foi para mim uma surpresa, ao mesmo tempo uma satisfação saber que somos lembrados”, declarou o policial.
O PM recebeu medalha por uma ocorrência registrada em 2002. Na época, durante acompanhamento de um veículo com duas pessoas em atitudes suspeitas, o policial perdeu o controle da viatura, capotou, e ficou preso embaixo do veículo com o rosto prensado junto ao escapamento.
O policial sofreu queimaduras no rosto e teve a orelha dilacerada. Em seguida, chegou apoio de outros policiais que salvaram a vida do companheiro. “Pensei ter acabado ali minha vida, mas na PM existem anjos que foram enviados e conseguiram ali, naquele momento, me salvar, no caso, o Cabo Caperucci e o ex-PM Cabo Marques. Eles ergueram a viatura e me puxaram debaixo dela. Estes que serão inesquecíveis para mim.”
TRAJETÓRIA
São quase 25 anos de profissão e, mesmo arriscando a vida, o policial diz que nunca pensou em desistir. “Difícil expressar, são oportunidades que aparecem na vida da gente e depois de conhecer a polícia você acaba se apaixonando. Jamais pensei em desistir, amo o que faço. Apesar das sequelas, isso não tira a minha vontade de servir a população e a PMSP”, declarou o Cabo Hartung ao Diário.