Nessa terça-feira (28), o Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, homenagearam 23 policiais militares, dez civis e dois técnico-científicos da capital e das regiões de Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba com o certificado Policial Nota 10.
Na Polícia Civil, receberam homenagens integrantes da DIG de Rio Claro, o delegado Alexandre Socolowski e os investigadores André Carvalho e Danilo da Costa, que esclareceram o roubo à residência do Presidente da Câmara da cidade, no dia 17 de dezembro.
“Viemos representar a DIG de Rio Claro, pois todo trabalho de investigação é realizado por toda a equipe que conta com cinco investigadores, escrivães e o delegado Dr. Alexandre Socolowski. É um caso de grande repercussão e obtivemos êxito em nossa linha de investigação, que culminou na prisão de dois envolvidos. Seguiremos até a elucidação total dos fatos. Esta homenagem é um reconhecimento do Governador por este serviço e por tudo que esta especializada vem trabalhando por Rio Claro. Importante frisar todo o apoio que temos da Delegacia Seccional
de Rio Claro e Sede do Deinter 9. Ressaltamos também o trabalho realizado pela Polícia Militar de Rio Claro, que localizou o veículo utilizado no crime contra o vereador e realizou toda a preservação do local até a chegada da Perícia”, declarou ao Diário do Rio Claro o investigador André Carvalho.
POLICIAL NOTA 10
Em sua 12ª edição, a iniciativa criada pela Secretaria da Segurança Pública visa reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado. A solenidade foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.
Os casos que geraram destaques aos profissionais envolvem resgate, maus-tratos a animais e prisões de assaltantes e autores de homicídios. Duas peritas também são reconhecidas pela realização de exames periciais que foram imprescindíveis para as investigações de um caso de repercussão.
Foram agraciados 13 policiais militares do Corpo de Bombeiros e dez do Comando de Aviação. Eles resgataram, no dia 10 de janeiro, um homem que caiu de uma altura de dez metros dentro de uma caixa d’água vazia em uma escola no bairro Tiradentes, na zona leste da capital.
Na Polícia Civil, receberam homenagens integrantes da 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), o delegado titular Jan Alexandre Correa Plzak e o assistente Walter Romero Ferrari, o investigador-chefe Emerson Sebastião da Rocha e o escrivão-chefe Paulo Rogério de Melo.
Eles deflagraram uma ação, no dia 14 de dezembro, que resultou na prisão de 41 pessoas que promoviam rinha de cães em Mairiporã, na Grande São Paulo. Ao todo, 26 lutas estavam previstas para ocorrer no local. Dezoito animais da raça pit bull, quase todos feridos, e a carcaça de outro cão foram encontrados.
Também representando a Polícia Civil, foram agraciados o delegado seccional de São Carlos, Geraldo Souza Filho, o investigador da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos, Maurício Lara Giampedro, e o escrivão da Delegacia de Ribeirão Bonito, Igor Rodrigo Gonzaga Serrano. O trio esclareceu a morte do prefeito de Ribeirão Bonito, ocorrida em 26 de setembro.
As peritas Gabriela Flecth Otuki e Mariana Rocha Penteado, da Equipe de Perícias Criminalísticas de Registro, foram reconhecidas pela realização de exames que foram imprescindíveis para as investigações do caso de um garoto de oito anos que desapareceu em agosto do ano passado, na cidade de Registro. Ele foi encontrado morto no mesmo mês, na cidade de Iguape.
Foto: Divulgação