A prisão ocorreu na madrugada de domingo (20) por policiais militares da 1° Companhia do Trigésimo. Durante patrulhamento pelo bairro do Estádio a equipe visualizou um indivíduo com uma mochila nas costas em atitude suspeita e realizou a abordagem. Ao vistoriar a mochila do suspeito, foram localizados dois hidrômetros. O infrator confessou que furtou de um estabelecimento comercial na área central, confessou ainda que já havia furtado aproximadamente 30 hidrômetros no município de Rio Claro.
O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial e autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado, permanecendo à disposição da Justiça.
Fiscalização
Após a onda de furtos e o número de Boletins de Ocorrências, a Guarda Civil Municipal também iniciou um fiscalização de postura em ferros velhos da cidade visando coibir o comércio ilegal deste equipamento.
DAAE
O número de hidrômetros furtados na cidade também deu sinal de alerta para o (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). De acordo com o órgão de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano, o Daae registrou 163 furtos de hidrômetros na cidade. A situação tem preocupado a autarquia, já que durante todo o ano de 2021, foram registrados 95 furtos e a média dos últimos quatro anos é de 159,5 subtrações desse equipamento. Em caso de furto, o consumidor deve imediatamente avisar ao Daae pelos telefones de atendimento para que uma equipe vá ao local consertar o vazamento.
Também é fundamental que o responsável do imóvel faça um Boletim de Ocorrência (BO) e com o documento em mãos, solicite a substituição do hidrômetro por furto na sede da autarquia ou por telefone.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação