Além de fazer a segurança nas ruas, desde 1993 uma outra missão faz parte da Polícia Militar: o de orientar crianças para um futuro melhor e do bem.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oferecido para alunos das escolas públicas e particulares, matriculados desde a Educação Infantil e aos Primeiros Anos, 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, e começou em São Paulo, se estendendo para outros estados.
Em Rio Claro, durante o mês de dezembro, a Polícia Militar formou em média 315 crianças. As aulas foram desenvolvidas ao longo do último trimestre nas escolas de rede municipal de ensino por policiais militares devidamente capacitados com objetivo principal de evitar que crianças e adolescentes se envolvam com as drogas.
No Estado de São Paulo, o programa, durante os 25 anos que é desenvolvido, já capacitou mais de 10 milhões de crianças. Somente em Rio Claro, mais de 35 mil alunos já participaram das orientações. “Nós, instrutores do programa, temos o PROERD como uma verdadeira missão. Durante todas as lições do PROERD ensinamos as crianças a reconhecerem os problemas que as drogas causam e a pensar nas consequências e riscos para suas vidas”, explicou a Instrutora Cabo PM Regiane Vianna.
O programa conta com um conjunto de ações de forma dinâmica que acaba influenciando positivamente em vários aspectos nos alunos. “Ensinamos estratégias de enfrentamento, fortalecendo a autoconfiança para que eles estejam mais preparados quando alguém fizer alguma oferta. Com esses ensinamentos, acreditamos que estarão mais preparados a tomarem decisões seguras e responsáveis, com capacidade de fazerem escolhas saudáveis não somente com relação à prevenção às drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas.
À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e também da violência”, salientou a instrutora.