Três pessoas foram presas pela Polícia Federal em Piracicaba após tentarem tirar passaporte brasileiro com documentos falsos. Dois eram cidadãos sírios e um nascido sírio, mas naturalizado brasileiro. Segundo a polícia, a suspeita é que eles queriam o passaporte para conseguir entrar em outros países sem necessidade de visto.
De acordo com a PF, na manhã desta sexta-feira dia 22 foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal, durante a Operação Conexão Oriente. Além disso, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
As investigações começaram em 15 de setembro, logo após os dois sírios, que se identificaram como brasileiros natos, apresentarem documentos falsos no Posto de Expedição de Passaportes de Piracicaba.
“Nesse momento a suspeita é que os presos tinham a intenção de obter passaporte brasileiro para terem facilidade de ingresso em diversos países, haja vista a dispensa de visto em aproximadamente 170 países. Entretanto, somente ao final das investigações é que será possível saber a real intenção dos ilícitos perpetrados”, diz a nota da Polícia Federal.
Diante da falsificação de documentos e por conta da provável saída do território nacional após conseguirem passaportes, as investigações correram mais rapidamente.
A princípio os três vão responder por falsidade ideológica e uso de documentos falsos, cujas penas podem chegar a dez anos, se somadas. Eles vão prestar depoimento e na sequência ficarão presos à disposição da Justiça Federal.
Foto: Internet