O assunto gerou caos, pânico e medo em Rio Claro nessa quarta-feira (4) após circulação de áudios que apontavam um possível massacre na Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, que fica no Jardim Novo I. Pais e responsáveis buscavam respostas e informações sobre o fato, além de muitos alunos que não foram para as escolas. “Eu não levei minha filha, ela tem 14 anos e estuda nesta escola, ficamos com medo e por receio, ela ficou em casa”, disse uma mãe.
Em um dos áudios um indivíduo ameaça cometer um ataque à escola do bairro Novo I. Um segundo áudio também ganhou repercussão rápida com um outro indivíduo fazendo ameaças do mesmo teor.
SECRETARIA DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO
Logo pela manhã o Secretário de Segurança Pública do Município, Rogério Guedes se pronunciou. “Os áudios com ameaças de invasões em escolas de Rio Claro são notícias falsas. Medidas de segurança junto a Polícia Civil e Militar estão sendo dobradas”, destacou sobre a intensificação de rondas escolares.
POLÍCIA CIVIL
“Tomamos ciência dos áudios, encaminhei para o setor de Investigação da DIG. Vamos instaurar inquérito com relação a esses fatos. As pessoas que estão fazendo este tipo de ação, têm que saber que estão cometendo crime e que serão responsabilizadas por isso”, destacou o delegado seccional de Rio Claro Paulo Hadich.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA
A Diretoria de Ensino da região de Limeira também emitiu comunicado, destacando esclarecimentos importantes aos responsáveis e estudantes sobre a Fake News lançada nas redes sociais. “Todos os procedimentos sobre segurança das escolas estaduais do município de Rio Claro foram tomados; foram realizados boletins de ocorrências. A Polícia Militar, Civil e a GCM estão cientes, atuando e apoiando. O Gabinete de Segurança da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está ciente de todos os fatos e tomou as providências cabíveis’, informou.
Por Janaina Moro